
Um dos políticos mais influentes do estado do Rio de Janeiro nas últimas décadas, Jorge Picciani morreu na madrugada desta sexta-feira (14/05), aos 66 anos. Ele estava internado desde o início de abril em São Paulo para tratar um câncer na bexiga.
Picciani ingressou na política em 1990 quando se elegeu deputado estadual pela primeira vez. Viria a se reeleger outras quatro vezes. Entre 2003 e 2010, presidiu a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), posto ao qual retornou em 2015.
Investigado na Operação Lava-Jato após ter seu nome citado em deleção premiada, o ex-deputado chegou a ser preso algumas vezes nos anos de 2017 e 2018. Em 2019, ele foi condenado há 21 anos de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 2ª região, mas por conta da saúde debilitada, a justiça concedeu prisão domiciliar.
Jorge Picciani era casado com Hortência Oliveira Picciani desde 2014 e deixa cinco filhos: Leonardo Picciani, Rafael Picciani, Felipe Picciani; Arthur Picciani e o caçula Vicenzo Picciani.
Alguns políticos da Baixada Fluminense comentaram a notícia da morte do ex-deputado e prestaram suas últimas homenagem.
Claudio Castro – Governador do Rio de Janeiro
É com pesar que recebo na manhã deste 14 de maio a notícia do falecimento do ex-presidente da Alerj, Jorge Picciani. Neste momento doloroso, deixo aos familiares meus sentimentos e que encontrem em Deus a força necessária para superar a dor da perda.
André Ceciliano – Presidente da Alerj
Recebi com pesar a notícia da morte do ex-presidente da Alerj, Jorge Picciani. Meus profundos sentimentos à família, especialmente à esposa e aos cinco filhos. Toda a minha solidariedade ao Leonardo e ao Rafael, que, assim como seu pai, foram meus colegas de parlamento. Que Deus possa confortar o coração de vocês neste momento difícil e que ele siga em paz, após essa luta contra o câncer.
Jorge Picciani deixa enorme legado à Alerj, Casa que presidiu por seis mandatos.
Foi com ele que teve início a TV ALERJ, dando mais transparência e visibilidade aos trabalhos do Legislativo fluminense.
Em 2005, acabou com o voto secreto em casos de cassação de mandato, antecipando em muitos anos decisão que só seria tomada em 2013 pelo Congresso Nacional.
Criou o Fórum de Desenvolvimento Econômico da Alerj, promoveu concurso público e adquiriu, através de permuta com o Estado, a nova sede da ALERJ. Com uma gestão austera, foi o primeiro presidente a devolver recursos orçamentários para o Executivo investir em áreas prioritárias, dando exemplo a outros poderes e às administrações subsequentes.
Tinha o respeito dos deputados porque cumpria a palavra empenhada e dava espaço às minorias.
Permitiu a abertura de CPIs históricas, como a do Propinoduto e das Milícias, e enfrentou votações difíceis.
A imagem que fica é de um importante líder que deixa uma história na política do Estado do Rio de Janeiro.
Washington Reis – Prefeito de Duque de Caxias
A administração da Prefeitura de Duque de Caxias externa o extremo pesar pela partida do ex-presidente da Alerj, Jorge Picciani, na madrugada desta sexta-feira (14). Jorge sempre se mostrou um apaziguador, grande lutador pelos interesses do nosso estado. Neste momento de dor e consternação, me solidarizo profundamente com toda família Picciani.
Waguinho – Prefeito de Belford Roxo
Amanhecemos hoje com a notícia do falecimento do ex-presidente da Alerj, Jorge Picciani.
Um homem que fez história na política do estado do Rio de Janeiro.Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos.
Gutemberg Reis – Deputado Federal
Recebi com pesar a notícia da morte do ex-deputado estadual Jorge Picciani, que faleceu na madrugada desta sexta-feira (14). Ele lutava com o câncer. Deixo aqui meus sentimentos aos seus familiares e amigos. Que Deus possa confortar a todos.
Rosenverg Reis – Deputado Estadual
Recebi com tristeza a notícia do falecimento do ex-deputado Jorge Picciani.
Gostaria de manifestar meus mais sinceros sentimentos e toda a minha solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus conforte o coração dos seus familiares e o receba em seus braços com muita luz.“E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa.” Lucas 1:23
Marcio Canella – Deputado Estadual
É com pesar, que recebi a notícia do falecimento do ex-Presidente da Alerj, Jorge Picciani.
Foi um grande líder político do Estado do Rio de Janeiro.
Meus profundos sentimentos aos familiares e amigos.
Que DEUS conforte a todos neste momento difícil.
Valdecy da Saúde – Deputado Estadual
É com pesar que informo o falecimento do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Picciani.
Deixo aos familiares meus sentimentos e que Deus conforte seus corações!
Siga o BAIXADA POLÍTICA nas redes sociais (Facebook e Instagram).