Parlamento Juvenil inicia semana com capacitação na Baixada

    Os parlamentares juvenis (PJs) da Região Metropolitana irão participar, nesta segunda-feira (04/09), da capacitação presencial da 14ª edição do projeto promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sob coordenação do deputado Danniel Librelon (REP), em parceria com a Secretaria de Educação (Seeduc). A região envolve a capital e os municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Itaguaí, Seropédica, Nova Iguaçu, Japeri e Queimados

    Na terça-feira (5), a capacitação chega ao Sul Fluminense e vai receber os PJs eleitos de Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende e Volta Redonda.  

    E na quarta-feira (6), os estudantes eleitos da Costa Verde, que contempla Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro, vão passar pela capacitação.

    Primeira semana finalizada

    A primeira semana de capacitação presencial terminou na quinta-feira (30), tendo passado pela regional Serrana II e Noroeste Fluminense. Os estudantes receberam aulas introdutórias que abordaram os Princípios da Administração Pública, diferenciação dos Três Poderes e suas competências, além de técnicas para elaboração de projetos de lei. 

    De acordo com Librelon, essa foi uma estratégia realizada para que os parlamentares juvenis não tivessem dificuldades no acesso aos locais onde foram realizadas as capacitações.

    Nikolas Hungara, parlamentar juvenil que vai representar o município de Itaperuna, falou sobre como foi a sua experiência depois que passou pela capacitação presencial.

    “Foi muito boa essa aula. Com todas as instruções que recebemos ficou muito mais fácil de montar o nosso projeto de lei. Eu estou muito feliz em poder participar deste projeto”, salientou.

    Gestor do PJ, Alessandro Santos foi o responsável por ministrar as aulas. Ele classificou a capacitação como proveitosa. 

    “Para muitos estudantes foi o primeiro contato com as disciplinas, e conseguimos fazer um apanhado de como eles vão conduzir as ideias nos próximos meses. Acredito que eles tenham aproveitado bastante e saíram da aula de uma forma diferente. No próximo mês eles terão disponíveis os conteúdos online e além disso, vamos dar todo o apoio na elaboração dos projetos de lei”, detalhou. 

    O projeto

    Criado em 1998, instalado em 2003 e revisado em 2015, o Parlamento Juvenil é um projeto da Alerj em parceria com a Secretaria de Estado de Educação que envolve as escolas estaduais de todos os municípios do Rio de Janeiro. Seu objetivo é possibilitar aos jovens o exercício da atividade política, a cidadania, bem como a compreensão e a vivência do processo legislativo, dando-lhes protagonismo.

    O Parlamento Juvenil simula os moldes do parlamento convencional, com direito a escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário.

    Durante uma semana, os estudantes eleitos passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem e aprimoram projetos de lei de sua própria autoria que podem virar leis oficiais para toda a população fluminense.

    Anuncie no BRAVA!
    Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *