
Desde a semana passada, quando a Superintendência de Defesa Civil de Duque de Caxias alertou a população sobre a passagem de uma frente fria na cidade, deixando o tempo instável, com previsão de rajadas de ventos fortes e queda de temperatura, o Geo sem Fome tem empenhado esforços para arrecadar doações que possam ajudar a diminuir as noites de muito frio das pessoas em situação de rua.
O Geo sem Fome é uma iniciativa que surgiu durante a pandemia, em abril de 2020, por meio da união dos alunos do curso de Geografia, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (Uerj-FEBF), unidade da Uerj em Duque de Caxias. O objetivo é auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar devido à covid-19.
Toda semana voluntários levam alimentação, kits de higiene pessoal, roupas e cobertores para essas pessoas que não têm residência fixa, em Duque de Caxias, prioritariamente. O grupo presta contas nas redes sociais mensalmente, trabalhando a transparência a todos que contribuem ou queiram contribuir.
Idealizadora e coordenadora do projeto, Lara Lima é estudante do quinto período do curso de Geografia, na Uerj-FEBF.
– Muitas dessas pessoas têm casa, mas por causa da falta de renda, entre ter que optar entre o aluguel e a comida, a pessoa prefere ter a casa, e a comida, ir pra rua correr atrás – conta.
Assim como Lara e seus amigos da faculdade, outros voluntários têm contribuído com doações, se juntando a essa corrente de solidariedade para aquecer os corações dos que vivem nesta situação. E para fazer parte desta campanha, basta entrar em contato pelo telefone (21) 96589-2268 ou fazer um PIX: 142.719.337-16. Toda a prestação de contas é feita pelo Instagram do Geo sem Fome: @geosemfome.
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).
Excelente! Muito obrigado pela matéria, equipe do Baixada Política!