Os secretários Evalder Perini Vermelho (Defesa Civil) e Flávio Gonçalves (Meio Ambiente), acompanhados de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizaram, nesta terça-feira (14/01), visitas técnicas em diversos pontos críticos de alagamento em Belford Roxo. O trabalho é parte de um mapeamento estratégico para enfrentar os desafios dos temporais de verão. A ação atende a uma solicitação do prefeito Márcio Canella ao governador Cláudio Castro, que garantiu a dragagem dos rios e canais do município, já em execução pelo Inea.
Soluções para áreas críticas
A primeira parada foi na ponte do Rio Botas, entre os bairros Itaipu e Heliópolis, no limite com Nova Iguaçu. Após análise, a equipe concluiu que a estrutura atual dificulta o fluxo da água, sendo necessário construir uma ponte arcada para minimizar os alagamentos.

No bairro Vila São Luiz, uma das áreas mais atingidas pelas enchentes, os secretários ouviram relatos dos moradores.
“Isso aqui vira um mar quando chove. A última dragagem foi feita pelo prefeito Márcio Canella, quando ele ainda era deputado”, destacou Flávio Gonçalves.
Evalder Perini reforçou o compromisso da gestão com a população. “Estamos preocupados com os moradores. Por isso estamos visitando os locais mais críticos. Precisamos que a população dê um crédito ao novo governo”.
Moradora da região há mais de 20 anos, Magna Barbosa expressou esperança: “Sempre perdemos móveis e outros objetos. Tenho esperança que agora irá melhorar.” Já Maria Aparecida Gomes, residente há 10 anos, desabafou: “Não tenho mais nada dentro de casa. Minha esperança agora é esse governo”.

Cantão e Babi também preocupam
No Cantão, em Heliópolis, a equipe observou os danos causados pelas enchentes, com relatos de água atingindo dois metros de altura na última cheia. Já no Babi, o canal Nova Aurora apresentou grandes volumes de lixo acumulado em suas margens, um agravante para os alagamentos.
Bombas contra enchentes em pleno funcionamento
No bairro Lote XV, os secretários verificaram o funcionamento das cinco bombas alemãs que ajudam a conter as enchentes na região. Cada equipamento tem uma capacidade de vazão de 13,8 milhões de litros de água por hora, auxiliado por comportas que controlam o fluxo do Rio Iguaçu. Ricardo Ferreira, engenheiro do Inea, explicou que sensores dentro do pôlder regulam automaticamente as comportas para evitar inundações.

No Vale do Ipê, também no Lote XV, a equipe acompanhou a limpeza de trechos do canal do Outeiro, parte do esforço contínuo para prevenir alagamentos.
“Mapeamos os principais pontos que alagam, e o prefeito Márcio Canella está trabalhando para evitar qualquer tipo de estrago com as chuvas de verão”, afirmou Flávio Gonçalves.
Com ações preventivas e o envolvimento de diferentes órgãos, Belford Roxo busca mitigar os impactos das chuvas e garantir mais segurança para sua população.
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.