Brasil ganha mais de 2 milhões de eleitores em 2022

Com o encerramento do cadastro eleitoral para as eleições de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) celebrou a superação de todos os recordes já registrados pela Justiça Eleitoral. De acordo com o presidente do TSE, Edson Fachin, entre janeiro e abril deste ano o país ganhou 2.042.817 novos eleitores com idade entre 16 e 18 anos. Esse número representa um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período de 2018 e de 57% em relação aos quatro primeiros meses de 2014.

Este ano o TSE desenvolveu diversas ações para estimular o eleitorado jovem. Uma delas foi a Semana do Jovem Eleitor, entre 14 e 18 de março, que acabou refletindo nessa procura. Segundo Fachin, a juventude brasileira foi convocada a participar das eleições em outubro, e a resposta foi impressionante.

Em março deste ano, o Brasil contou com o ingresso de 522.471 novos eleitores de 16 a 18 anos. Em abril esse número foi de 991.415 jovens com o primeiro título, um salto de 89,7% quando comparado ao mês anterior.

A Justiça Eleitoral mostrou toda a força que tem nessa reta final do fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2022. Nos últimos 31 dias, foram registrados 8.951.527 pedidos, sendo 4.557.342 de forma presencial nos cartórios pelo sistema Elo e 4.394.185 solicitações feitas de forma virtual pelo Título Net.

Novas solicitações só depois das eleições

Quem não solicitou  a emissão do título de eleitor ou a regularização do documento cancelado até o dia 4 de maio não poderá votar nas Eleições 2022 e somente poderá solicitar esses serviços quando o cadastro for reaberto, no dia 8 de novembro de 2022. A atualização de dados cadastrais, inclusão de nome social e transferência do título também só estarão disponíveis novamente após essa data.

Porém, quem perdeu o prazo e precisa apresentar a certidão de quitação eleitoral pode recorrer aos serviços on-line da JE durante o período em que o cadastro estará fechado. Por meio do aplicativo e-Título, por exemplo, é possível consultar e gerar a guia para pagamentos de débitos eleitorais e emitir a certidão de quitação eleitoral, entre outras funcionalidades. Esses serviços também estão disponíveis no Portal do TSE, no Autoatendimento do Eleitor.

Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *