Como já era de se esperar, Cláudio Castro (PL) foi o candidato que mais visitou a Baixada Fluminense durante os 45 dias reservados para a campanha eleitoral. De acordo com a contagem feita pelo BAIXADA POLÍTICA, o candidato esteve na região 13 vezes nesse período. Mais do que Marcelo Freixo (PSB), que esteve 10 vezes, e Rodrigo Neves (PDT), oito. Os municípios mais visitados foram Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, os três maiores colégios eleitorais da Baixada.
Com mais de 2,8 milhões de eleitores aptos a votar segundo dados do TSE, a Baixada Fluminense é uma região estratégica para quem quer vencer as eleições. Além disso, a região possui cinco dos 11 maiores colégios eleitorais do estado.
Como governador, Cláudio Castro foi quem mais investiu na região nos últimos anos. Isso o ajudou a conquistar a confiança dos prefeitos. Entre eles, fortes lideranças como Washington Reis (MDB), que chegou a ser seu vice; Rogério Lisboa (PP), em Nova Iguaçu; Dr. João (PL), em São João de Meriti; Waguinho (UB), em Belford Roxo, Jorge Miranda (PL), em Mesquita, entre outros.
Por outro lado, Castro também se beneficiou pelo afastamento dos adversários. Freixo, que foi o segundo que mais visitou a Baixada, sofreu desde o início com o estigma de não conhecer a região e ter enviado poucas verbas para as cidades. Já Rodrigo Neves, que historicamente tem seu reduto em Niterói e São Gonçalo, até tentou, mas não conseguiu criar laços com a população. Única adversária que tem origem na Baixada, Juliete Pantoja (UP) não conseguiu visibilidade suficiente para levar vantagem sobre Castro.
Número de visitas três mais bem colocados nas pesquisas
- Cláudio Castro (PL) – 13 vezes
- Marcelo Freixo (PSB) – 10 vezes
- Rodrigo Neves (PDT) – 8 vezes
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).