O município de Guapimirim participou da cerimônia de premiação do ICMS Ecológico 2021 – Ano-Fiscal 2022, no final de junho, e ganhou o prêmio no quesito manancial de abastecimento. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na sede da Fecomércio, na Zona Sul da capital fluminense.
Atualmente, Guapi é o 22º colocado no ranking ICMS Ecológico entre os 92 municípios do Rio de Janeiro. Vale dizer que nesse ano todos os municípios participaram do ICMS – diferente de anos anteriores – o que tornou ainda mais competitivo.
A arrecadação para o ano-fiscal de 2022 foi na ordem de R$ 4.292.273,91, tendo um aumento de quase 10% em relação ao período anterior, equivalente a um montante de mais de R$ 800 mil. Guapimirim se destaca principalmente no que diz respeito a áreas protegidas, mananciais de abastecimento e gestão ambiental local.
O potencial de crescimento da pontuação de Guapimirim é alto e a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade tem buscado implementar medidas visando a aplicação desses recursos em preservação, conservação e serviços para a população.
O ICMS Ecológico repassa, anualmente, aos municípios fluminenses o valor que corresponde a 2,5% da parcela de ICMS, distribuída aos municípios (25% do total de ICMS arrecadado pelo Estado). Este rateio é realizado conforme os indicadores ambientais dos municípios, e que são traduzidos em valores financeiros que compõem o índice Final de Conservação Ambiental (IFCA).
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).