Prefeitos da Baixada Fluminense se reúnem com governador do Rio

Foto: Divulgação / Governo do Estado do Rio de Janeiro

Pela primeira vez desde que assumiu o governo, Claudio Castro (PSC) conseguiu reunir prefeitos e secretários estaduais e municipais para debater possíveis soluções para os problemas da Baixada Fluminense. Esse importante encontro se concretizou durante um fórum realizado na sede da Firjan de Nova Iguaçu nesta terça-feira (02/03). O evento também marcou o início do programa Baixada Presente.

O governador em exercício dá um importante passo para o desenvolvimento da Baixada Fluminense ao se reunir com os representantes dos 13 municípios. Diferentemente de outros governos, agora os prefeitos têm alguém com diálogo aberto e que mostra que quer melhorar a vida da população da região.

Foto: Divulgação / Governo do Estado do Rio de Janeiro

O prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa (PP), definiu o momento como um marco para a região.

– Não podemos perder de vista o desenvolvimento econômico. O Estado do Rio de Janeiro, por meio do governador Cláudio Castro, tem buscado nos unir. Precisamos voltar a ser referência nacional. E, para isso, debater as questões locais. Por isso, estamos aqui. Eu, por exemplo, nunca tinha participado de um evento como este – disse Lisboa.

Diversos temas abordados

Além do debate entre o governador em exercício e prefeitos, secretários estaduais e municipais discutiram diversas medidas para beneficiar a região nas áreas de saúde, educação, trabalho, turismo, transporte, entre outras. Entre os temas levantados, a necessidade de um plano integrado de mobilidade e as ações futuras no combate ao novo coronavírus.

  • SAÚDE

A Secretaria de Saúde deu um panorama da pandemia de Covid-19 e explicou que a regulação única para leitos para pacientes com a doença tem tido tempo de espera de uma hora e a fila da regulação tem ficado por várias horas zerada. As vacinas têm sido entregues aos municípios, o que permite ver de perto a necessidade de cada cidade. 

Outros temas abordados na reunião foram os cofinanciamentos de leitos e de serviços previstos para a região, como oncologia e hemodiálise. 

  • INFRAESTRUTURA

A Secretaria de Infraestrutura e Obras explicou que atende o estado contando com a Companhia Estadual de Habitação (Cehab), Empresa de Obras Públicas (Emop) e Instituto de Engenheiros e Arquitetos (IEEA). Foram apresentados os projetos: 96 unidades habitacionais previstas em Duque de Caxias e 20 casas em Queimados, construídas pela Cehab; reforma dos conjuntos Tertuliano Potyguara e Santa Eugênia, com investimento de R$7 milhões nas duas obras. 

  • DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico busca soluções de crédito às necessidades de economias locais, por meio da AgeRio. A Baixada aumenta sua contribuição para o PIB estadual. Duque de Caxias e Nova Iguaçu representam 32% do PIB do estado, sendo de Caxias o segundo maior PIB fluminense. Em 2020, segundo a Jucerja, Caxias foi a terceira colocada no ranking dos municípios fluminenses que mais abriram empresas. 

  • TRANSPORTE

Foi apresentado aos secretários municipais a proposta de criação de um Plano de Mobilidade Urbana que seja individualizado, mas com visão conjunta regionalizada. Reforçou-se a necessidade de integração das ações dos estados com os municípios nos pleitos referentes às concessões da Rodovia Presidente Dutra, do Arco Metropolitano e da antiga Rio-Santos junto ao Governo Federal, que trarão impacto à população da região.

  • TURISMO

Foi reforçada a importância da criação de produtos turísticos que possam atrair, sobretudo, o público interno. Foram ouvidas as demandas dos gestores do turismo na Baixada Verde. Além disso, falou sobre as ações desenvolvidas pela secretaria para desenvolver o turismo fluminense e ressaltou o investimento em turismo de proximidade, para a retomada do setor.

  •  EDUCAÇÃO

Representantes de 11 municípios da região (Belford Roxo, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e São João de Meriti) se reuniram com o secretário de Educação, Comte Bittencourt. Em pauta, a apresentação dos projetos e ações para a volta às aulas, como o aplicativo Applique-se, além da troca de experiências e a integração entre estado e município a favor da Educação do Rio de Janeiro.

  • AMBIENTE

A Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade apresentou suas principais atividades e projetos. Um dos principais temas foi a intensificação da fiscalização e combate a crimes ambientais nas cidades. Os secretários municipais pediram mais apoio e infraestrutura para seguir com as operações. Outro tema levantado foi o apoio aos municípios para a melhoria de seus desempenhos no ICMS Ecológico.

  • DIREITOS HUMANOS

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos reuniu representantes dos municípios da região e enfatizou a necessidade do estreitamento e diálogo para futuras parcerias entre as pastas.

  • FAZENDA

Além de ressaltar a importância da criação do Supera Rio, auxílio emergencial de até R$ 300 para a população em vulnerabilidade social, o secretário de Estado de Fazenda, Guilherme Mercês, anunciou o início, neste mês, das discussões de um grande programa de modernização tributária do estado, com os objetivos de simplificar a vida dos empresários e facilitar o ambiente de negócios. 

  • ESPORTE E LAZER

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude se reuniu com representantes dos 13 municípios para discutir os planos futuros de fomento ao esporte. O secretário Leandro Alves apresentou ideias de projetos ao ar livre, que levam a um novo conceito de prática esportiva. Além de conversar e ouvir dúvidas e sugestões, Leandro também debateu sobre questões relacionadas à Lei de Incentivo ao Esporte.

Veja também:

Baixada Presente: região se torna a capital do estado por uma semana

“A Baixada é um dos melhores celeiros de crescimento do nosso estado”, diz governador

O BAIXADA POLÍTICA surgiu com o intuito de levar até as pessoas o que os políticos da região estão fazendo em prol da população. Acreditamos que esse é o caminho pra o fortalecimento da democracia. Siga nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e nos ajude a levar as informações a cada vez mais gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *