
O gabinete do Governo do Estado do Rio de Janeiro iniciou nesta terça-feira (02/03) a mudança provisória para a Baixada Fluminense. Até o próximo sábado (06), o governador em exercício, Claudio Castro (PSC), irá percorrer a região com o programa Baixada Presente, inaugurando espaços importantes para a população, como o Restaurante do Povo, em Duque de Caxias; a ampliação do Terminal Rodoviário de Nova Iguaçu; uma nova Companhia Destacada da Polícia Militar em Belford Roxo; e a primeira Casa do Trabalhador da Baixada, em Seropédica. Além disso, serão realizados repasses para as secretarias municipais de Saúde e assinados convênios.
– O Governo Presente vai fortalecer o diálogo com as lideranças da região. Além das obras, a ideia é criar uma força-tarefa para destravar a economia local e gerar emprego e renda. A nossa comitiva vai percorrer todas as 13 cidades da Baixada Fluminense: Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Itaguaí, Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica e São João de Meriti – detalhou Cláudio Castro.
Agenda do primeiro dia
O Fórum de Prefeitos e Secretários da Baixada Fluminense, realizado na sede da Firjan de Nova Iguaçu, abriu o primeiro dia de ações na região. Durante o evento, o governador aproveitou para sancionar o Projeto de Lei 3.488/21, que cria o Supera Rio (auxílio emergencial estadual), de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, André Ceciliano (PT).
Outro ponto visitado por Castro foi o Hospital Modular de Nova Iguaçu. Ele anunciou que a unidade será inaugurada no dia 15 de abril, passando a se chamar Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz.
Gabinete itinerante
As visitas aos municípios da Baixada vão continuar. Nesta quarta-feira (03), o governador vai às cidades de Mesquita, Nilópolis e Belford Roxo para visitar Clínicas da Família, inaugurar um núcleo da FIA (Fundação para a Infância e Adolescência) e inaugurar oficialmente a Companhia Destacada do Roseiral.
Na quinta (04), Castro vai à Guapimirim anunciar o repasse de recursos para a reforma do Hospital Municipal José Rabello de Mello e, em seguida, passa em Magé para lançar a nova linha de crédito do AgroFundo para produtores agrícolas. No mesmo dia, também irá a Duque de Caxias, onde vai inaugurar o Restaurante do Povo e a nova Estação de Tratamento de Água em Campos Elíseos.
Na sexta-feira (05), Castro vai ao Porto de Itaguaí, onde se reunirá com representantes de grandes empresas e trabalhadores locais. Ainda na cidade, lança o início das obras de revitalização da RJ-099 à Avenida Presidente Dutra. Já em Queimados visita o distrito industrial. Em Japeri, inaugura o Centro Especializado no Atendimento à Mulher (CEAM). No município de Paracambi, lança editais de apoio a projetos culturais. Os moradores de Seropédica ganharão a primeira Casa do Trabalhador da Baixada.
No último dia do programa Governo Presente na Baixada Fluminense, sábado (06), em São João do Meriti, será inaugurado um núcleo da FIA e iniciadas as ações do programa Limpa Rio. O projeto ambiental vai retirar mais de 94 mil metros cúbicos de sedimentos do Canal Auxiliar do Rio Sarapuí, do Pavuna-Meriti, Canal Vilar dos Teles e Pavuninha.
Veja também:
“A Baixada é um dos melhores celeiros de crescimento do nosso estado”, diz governador
Alerj vota o auxílio emergencial estadual
Acompanhe o BAIXADA POLÍTICA e fique por dentro do que acontece no meio político da nossa região. Siga nossas redes sociais (Facebook e Instagram).