“MPB – Amor, Guerra e Paz” se apresenta no Teatro Sylvio Monteiro, revelando o Brasil em corpo e ritmos populares

Foto: Danilo Sérgio

Ao som de músicas populares e traduzindo em corpo e movimento a alma do povo brasileiro, o espetáculo “MPB – Amor, Guerra e Paz” revela um Brasil que resiste, sonha e canta, apesar das adversidades. O espetáculo se apresenta no Teatro Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu, neste sábado (1), às 19h. A entrada é gratuita e a sessão conta com tradução em libras e audiodescrição

>>> SIGA O CANAL DO BRAVA BXD NO WHATSAAPP <<<

Partindo de um recorte histórico que se inicia nos anos de chumbo, a obra revisita o passado para pensar o presente, revelando a força de um povo que canta mesmo diante da censura, dança mesmo em meio à dor, e se reinventa a cada batida. E assim, a peça propõe uma travessia poética e rítmica, em que cada dança é um capítulo da trajetória desta nação. “É também um convite à nostalgia, a revisitar músicas e momentos, bons e ruins, de uma época que perdura até os dias atuais”, conta Daniel Cortez, coreógrafo e diretor da companhia Laboratório de Dança Daniel Cortez.

Do samba à tropicália, da canção de protesto ao canto de amor, o espetáculo convida o público a se reconhecer na pluralidade que é ser brasileiro — com suas alegrias, contradições e afetos. “O espetáculo descreve um pouco do povo brasileiro que, mesmo enfrentando tantos problemas políticos, culturais e sociais, nunca perdeu a fé por dias melhores.” 

Foto: Danilo Sérgio

Inspirado por grandes nomes da música popular brasileira, Chico Buarque e Geraldo Vandré são pilares de um repertório que marcou época e serviu de base para a criação. “Eles foram de grande mestria para a MPB e para a construção dessa peça. A música popular brasileira é mais que trilha sonora: é memória coletiva, é grito de liberdade, é celebração da vida”, destaca o coreógrafo.

Daniel idealiza uma coreografia onde os bailarinos vivenciam as relações entre o corpo e o ritmo através de formas desconstruídas, desarticuladas, desalinhadas, arrojadas, possibilitando um painel alegre e instigante de movimentos e sons. O resultado é um espetáculo que transforma palco e plateia em um território de encontros e memórias, celebrando a música e a dança como forças capazes de unir e transformar.

“MPB – Amor, Guerra e Paz” é contemplado pelo Edital Fluxos Fluminenses, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc 2.

Sinopse

“MPB – Amor, Guerra e Paz” é um manifesto sensível. Um encontro entre som, corpo e canção, em que a arte se torna ponte entre memória e esperança. Em tempos de incertezas políticas, sociais e culturais, o espetáculo celebra o poder transformador da música e da dança como caminhos possíveis para dias melhores — de amor, liberdade e paz.

Foto: Danilo Sérgio

Sobre o Laboratório de Dança Daniel Cortez

O Laboratório de Dança Daniel Cortez é uma companhia de dança contemporânea residente na cidade de Nova Iguaçu. Criada em fevereiro de 2017 por Daniel Cortez com intuito de quebrar regras acadêmicas e modelos existentes não só no pensar/fazer a dança, mas buscando traçar um caminho através da ousadia, do inusitado e do diferente. Para atingir o objetivo, a companhia busca compreender como o corpo de cada um se manifesta na dança contemporânea. Por isso o nome da companhia carrega a palavra laboratório, onde tudo acontece a partir da experimentação, passando pelo olhar do coreógrafo que analisa, investe e instrui as suas vivências dentro da linguagem a nível nacional e internacional. Procura, dessa forma, reconhecer a diversidade de elementos estéticos e a pluralidade de expressões corporais nos quais o laboratório pesquisa, utiliza e cria para manifestar e revelar, então, a sua arte.

Serviço

Data: 1º de novembro (sábado)
Horário: 19h
Local: Teatro Sylvio Monteiro
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro, Nova Iguaçu – RJ
Entrada gratuita
Classificação: 14 anos
Sessão com tradução em Libras e audiodescrição

Ficha Técnica

Coreografia e Direção: Daniel Cortez
Assistência de Direção: Estêvão Freitas
Elenco: Andressa Rodrigues, Beatriz Otília, Beatriz Nascimento, Daniel Cortez, Estêvão Freitas, Kaylane Graciano, Juliano Costa, Patrini Sales
Figurino: Beatriz Otília
Visagismo: Andressa Rodrigues
Trilha Sonora: Daniel Cortez e Estêvão Freitas
Cenografia: Estêvão Freitas e Daniel Cortez
Iluminação: David Israel
Operação de Som: Igor Munhóz
Produção: Luciana Ezarani
Assistência de Produção: Angel Beatriz
Consultor em Acessibilidade: Gilson Moreira
Intérprete de Libras: Yolan Fernandes
Fotografia: Aline Baptista
Social Media: Rebeca Pereira
Filmagem: Alexandre Guimarães
Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *