A Câmara dos Vereadores de Belford Roxo recebe, nesta sexta-feira (12), uma reunião pública com moradores, comerciantes e representantes de movimentos civis da Baixada Fluminense para discutir o impacto da construção do BRT Margaridas sobre o transporte, a economia local e o cotidiano de quem depende diariamente da mobilidade entre a Baixada e a capital. A reunião acontece a partir das 9h30 na sede da Câmara, na Av. José Mariano dos Passos, 1214 – Prata.
O objetivo é garantir que a população seja ouvida e que os interesses coletivos da região sejam considerados no processo de implementação do terminal, que será construído no encontro da Avenida Brasil com a Via Dutra, na altura de Irajá. A reunião foi articulada pelos mandatos do vereador Filippe Jesus (PT) e da deputada estadual Marina do MST, líder do PT na Alerj.
“O projeto tem enormes impactos na região e não está claro como será esta integração, a questão da tarifa e a qualidade do serviço”, comentou o vereador. “É essencial entender o impacto desse processo para os moradores da Baixada e garantir que a integração metropolitana contemple as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras. É preciso ter clareza sobre qual será o valor da passagem e como será feita a integração. Os moradores já sofrem com tarifas altas e com a má qualidade do transporte público”, explicou a deputada Marina do MST.

No início de agosto, a Prefeitura do Rio anunciou as obras do projeto do BRT Metropolitano. O Terminal Margaridas será uma conexão direta entre a Baixada Fluminense e o BRT. E, nesta primeira fase, vão ser beneficiados os municípios de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e São João do Meriti.
A partir do terminal, o passageiro seguirá numa faixa exclusiva até o Centro, com conexão no Terminal Intermodal Gentileza, ou até a Barra da Tijuca, Recreio e Aeroporto Internacional Tom Jobim, via corredores Transolímpica e Transcarioca.
O novo terminal está previsto para ser inaugurado no início do primeiro semestre de 2026. Deste local, eles poderão acessar o BRT, com saídas a cada cinco minutos nos horários de pico.
Segundo estimativas da prefeitura, diariamente, cerca de 200 mil pessoas vão ao Centro do Rio, através da Rodovia Presidente Dutra, em 34 linhas intermunicipais, com cerca de 299 ônibus, pagando tarifas que variam de R$11,15 até R$17,95. Muitos gastam até quatro horas do dia no percurso de ida e volta para o trabalho.
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.