O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella (União Brasil), aparece como a principal novidade da segunda pesquisa do Instituto Gerp sobre a corrida ao Governo do Estado do Rio de Janeiro em 2026. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (04), coloca Canella em segundo lugar com 8% das intenções de voto, atrás apenas do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), que lidera com 48%.
A pesquisa ouviu 1.100 eleitores entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, em todas as regiões do estado, com margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95,5%.
Crescimento nas intenções de voto
O prefeito Márcio Canella apresenta grande ascensão no levantamento, aparecendo na segunda colocação com 8% das intenções de votos. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lidera com 48%, destaca o estudo.
O desempenho é atribuído à gestão em Belford Roxo, onde Canella implementou ações como o programa Tarifa Zero, que garante ônibus gratuitos, o Café Amigo, além da queda nos índices de roubos e furtos e da retirada de barricadas em comunidades.
Cenários testados pela pesquisa
No cenário estimulado, os números foram: Eduardo Paes (48%), Márcio Canella (8%), Anthony Garotinho (8%), general Pazuello (6%), Washington Reis (3%), Rodolfo Landim (2%), Monica Benício (2%), Fabiano Horta (2%) e Marcelo Itagiba (1%). Outros 9% não souberam responder e 13% afirmaram não votar em nenhum dos nomes.
Quando incluído o ex-ministro Paulo Guedes, o quadro muda: Paes (49%), Guedes (8%) e Canella (6%), tecnicamente empatado com Washington Reis (5%). Também aparecem Monica Benício (3%), Wilson Witzel (3%), Landim (2%), Itagiba (1%) e Horta (1%). Nesse cenário, 9% não souberam responder e 13% disseram que não votariam em nenhum candidato.
Pesquisa espontânea
Na modalidade espontânea, quando não há lista prévia de nomes, Eduardo Paes lidera com 15% e Márcio Canella aparece em segundo, com 1%. Outros nomes citados foram Rodrigo Bacellar, Anthony Garotinho, Wilson Witzel, Washington Reis, Rodolfo Landim, Fabiano Horta, Monica Benício, Dr. Luizinho, general Eduardo Pazuello e Paulo Guedes. A maioria absoluta, 81%, declarou não ter candidato.
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.