Livro resgata histórias de personalidades célebres de Iguassú do Brasil Imperial

Foto: Divulgação

No dia 12 de setembro, às 19 horas, Nova Iguaçu reconhece seus tempos de Iguassú através do que tem de mais precioso: pessoas. O livro ilustrado “Personalidades Históricas de Iguassú – IMPÉRIO” será lançado no Quintal das Artes, no Complexo Cultural Mário Marques, centro da cidade.

O leitor poderá se debruçar diante da história da cidade com nitidez através da biografia de nomes que nasceram ou viveram em localidades que fizeram parte do território reconhecido como grande Iguassú da época do Brasil Imperial.

O projeto de livro foi contemplado pelo Edital de Fomento à Pesquisa e Publicação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com o apoio da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura e FENIG e realização do Mh Lima produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Personalidades do Império

Entre os personagens presentes no livro estão o Marquês de Barbacena e seus filhos, Manuel Inácio de Andrade Souto Maior Pinto Coelho, o Marquês de Itanhaém, nascido na fazenda de Marapicú, em Iguassú. Manuel Inácio foi tutor de D. Pedro II, oficialmente “encarregado da tutela de Sua Majestade Imperial e de Suas Augustas Irmãs”.

Também estão presentes histórias sobre Maria Isabel de Alcântara Bourbon, a 2ª Condessa do Iguaçu, filha do imperador D. Pedro I com Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos.

Conhecido como Frei Sampaio, o Frei Francisco de Santa Teresa de Jesus Sampaio, nascido na freguesia de Iguassú, está presente na obra. Ele foi considerado um dos maiores oradores e sábios de sua época. Sua fama intelectual foi um dos motivos que levaram o príncipe regente D. Pedro I a buscar seu apoio para a Proclamação da Independência do Brasil.

Com o propósito de reescrever os registros e enfrentar o apagamento enraizado no racismo estrutural, há também a biografia de personalidades afrodescendentes da região de Iguassú como o abolicionista Silvino Hipólito de Azeredo Coutinho, nascido em 17 de julho de 1859, em Cachimbau. Silvino foi fundador do jornal Correio da Lavoura, o mais antigo em atividade na cidade de Nova Iguaçu.

Estão presentes também nomes como II Barão do Paty do Alferes, Barão dos Palmeiras, Barão Guilherme de Mentzingen, Conrado Jacob Niemeyer, Visconde de Inhomirim, Duque de Caxias, Conde de Aljezur, Visconde de Gericinó, Marquês de Itanhaém, Barão de Jacutinga, Conde de Mesquita, Comendador Soares, Dr. Barros Júnior, entre outros.

Acervo

O livro mostra a divisão de freguesias, como a de Sant’Anna das Palmeiras, Santo Antônio de Jacutinga e Nossa Senhora da Piedade do Iguassú. Há também importante trabalho gráfico de cartografia da região, com informações sobre a divisão do espaço geográfico à época e como se encontra atualmente.

Os registros contam com informações históricas através também de imagens de arquivo como as cedidas pelo professor Luis Carlos Reis, da UFRRJ, imagens da Biblioteca Nacional, do Museu Imperial de Petrópolis e do Instituto Moreira Salles, e de contribuições de historiadores como Edson Macedo Ribeiro.

A obra

Idealizado pelo pesquisador histórico e produtor cultural Mario Marcelo, o livro é um projeto produzido por Marcos Carneiro e Rosi Mohr com pesquisa coordenada pelo historiador Hugo Delphim. A bibliografia inclui obras, algumas inéditas, de pesquisadores e historiadores como Amauri Telles de Menezes, Antônio Lacerda, Edson Ribeiro, Luíz Cláudio Almeida dos Santos e também de Mario Marcelo e Hugo Delphim.

Há depoimentos de Marcus Monteiro, secretário de cultura de Nova Iguaçu, e José Luiz Teixeira, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu. Luiz Cláudio Almeida dos Santos, Marcus Monteiro e Roberta Gomes Miranda participaram como pesquisadores convidados voluntários.

Nas orelhas, os produtores Rosi Mohr e Marcos Carneiro falam sobre a honra de conduzir um projeto que valoriza a memória local e a importância de registrar no presente histórias passadas que ajudam a entender o presente.

De acordo com os realizadores, o livro servirá como um grande recurso didático para escolas, pesquisadores e historiadores. O propósito é preservar e divulgar a rica história da região que hoje é conhecida como a cidade de Nova Iguaçu, outrora chamada de Iguassú.

O lançamento marcado para o dia 12 de setembro no Quintal das Artes, no centro de Nova Iguaçu, terá entrada franca.

SERVIÇO:

Data: 12 de setembro de 2025, às 19h
Local: Quintal das Artes – Complexo Cultural Mário Marques – Rua Getúlio Vargas, 51, centro de Nova Iguaçu.
Horário: 19h
Contato: 21 99269-3955
Entrada gratuita.

Idealização: Mario Marcelo 
Produção:  Marcos Carneiro, Mario Marcelo e Rosi Mohr 
Coordenação de Pesquisa: Hugo Delphim Borges
Direção de Pesquisa: Edson Macedo Ribeiro

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *