Granfino: uma marca de tradição na mesa do brasileiro, com raízes em Nova Iguaçu

Por Isabelle Brenda

A Baixada Fluminense, região com mais de 2 milhões de habitantes, sempre enfrentou altos índices de desemprego. Esse cenário desafia seus moradores a pensarem fora da caixinha, e para muitos, empreender é o caminho. Não é difícil encontrar histórias de sucesso na BXD – desde pequenas lojas a grandes negócios que trazem vitalidade à economia local, criando oportunidades onde faltam.

Assim, ao percorrer as ruas dos 13 municípios da Baixada, vemos lojas, restaurantes e fábricas bem-sucedidas que surgiram por aqui. Esses empreendimentos, sejam pequenos, médios ou grandes, têm um papel crucial, gerando impacto positivo e abrindo portas em uma região que carece de opções.

Uma história de sucesso na BXD

Em uma espécie de “Gente Nossa” – quadro no nosso dedicado a figuras da Baixada – hoje trazemos a história da empresa de alimentos Granfino, uma marca conhecida por todos aqueles que fazem compras de alimentos em mercados. Como a própria marca descreve: “a história da Granfino começa com um pequeno armazém de secos e molhados.”

Foto: reprodução / Facebook História de Nova Iguaçu

Concurso Popular para escolher o nome

Em 1951, nascia a Irmãos Coutinho S/A, um modesto galpão em Nova Iguaçu que produzia fubá e farinha de mandioca. O fubá, destaque no portfólio, inspirou um concurso popular para nomear a marca, e assim surgiu o nome “Granfino”, que hoje se tornou sinônimo de qualidade.

1963: os Irmãos Coelho assumem a Granfino

Em 1963, os Irmãos Coelho, já proprietários de uma rede de mais de 20 mercearias na Baixada, adquiriram a Granfino, dando à empresa novo impulso. Com experiência em atacado, modernizaram e expandiram a estrutura da Granfino, que passou a se chamar Indústrias Granfino S.A.

LEIA+
+ VILAR DOS TELES, A ANTIGA CAPITAL NACIONAL DO JEANS
+ CASARÃO NO MEIO DA MATA DE NOVA IGUAÇU É CONSIDERADO O PRÉDIO MAIS ANTIGO DA CIDADE

A partir daí, a empresa focou na produção de óleo vegetal, comprando uma unidade extrativa para fortalecer essa linha. Em 1977, transferiu-se para um parque industrial na Rodovia Presidente Dutra, onde diversificou seus produtos, incluindo o azeite de oliva Toureiro. Foi nessa época que a Granfino se consolidou como a maior empacotadora mundial de farinha de mandioca e derivados.

Sylvio Coelho: um empresário visionário

Em 2014, Sylvio Coelho, importante figura por trás da Granfino, faleceu. Ele liderava a empresa desde 1963, conquistando a reputação de grande atacadista de cereais. Mesmo aos 95 anos, continuava como Presidente do Conselho de Administração em Nova Iguaçu, trabalhando diariamente.

Foto: Reprodução

Sylvio também fundou a Representação Regional FIRJAN/CIRJ na Baixada Fluminense (Área I), onde foi conselheiro por 32 anos. Em sua trajetória, atuou como presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu, no Rotary Club local e na diretoria do Sindicato dos Feirantes.

Granfino Hoje: um legado de compromisso e crescimento

Atualmente a empresa é patrocinadora do Nova Iguaçu FC. Além disso, o Parque Industrial Irmãos Coelho, com quatro unidades, emprega mais de 550 colaboradores que atuam nas áreas de industrialização, processamento, embalagem e distribuição de alimentos, além da produção de ração para animais. A Granfino, incluindo as divisões Granfino Alimentos e Gran Nutrição Animal, oferece hoje mais de 100 produtos, mantendo o padrão de qualidade que consolidou a marca.

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um ponto importante na história da Granfino é o compromisso com a comunidade: grande parte de seus funcionários é formada por moradores locais. Esse vínculo, que se mantém há mais de 70 anos, fortalece a relação da empresa com a região e faz diferença na vida de muitas famílias de Nova Iguaçu.

A empresa também foi publicamente reconhecida por sua gestão socioambiental responsável. Recebeu o Certificado Empresa Cidadã em várias edições, concedido por instituições como o Conselho Regional de Contabilidade, UFRJ, Firjan e Fecomércio. Além disso, conquistou o Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT) nas etapas regionais da Baixada Fluminense, nas áreas I e II, em 2007, 2010 e 2012.

Você já conhecia essa história?

Fonte: Industrialização, Beneficiamento, Embalagem e Distribuição de Gêneros Alimentícios – Industrias Granfino

Isabelle Brenda é nascida e criada em Duque de Caxias. Formada em História pela UFRJ, pesquisa sobre História da Imprensa no Rio de Janeiro no século XX. Atualmente, trabalha como supervisora de pesquisa no IBGE.

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *