Olimpíadas Especiais: São João de Meriti terá o maior número de integrantes na delegação do Brasil

Com apenas dois anos da implementação de um trabalho de inclusão sério, São João de Meriti já colhe bons resultados. O município terá o maior número de integrantes dentro da delegação do Brasil que irá participar dos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais entre os dias 17 e 25 de junho, em Berlim, na Alemanha. Ao todo, entre atletas e professores, a cidade irá enviar nove pessoas para participar da competição. 

“Não preciso nem expressar a alegria que a gente sente em ver um trabalho de apenas dois anos dar tanto resultado e por uma causa que a gente entende que seja importante”, destaca o secretário municipal de esportes, Dinho Meriti.

Professora do projeto, Tatiana Barbosa participou de toda a formação para dar aula para as pessoas especiais e foi selecionada para participar dos Jogos Mundiais. Além de acompanhar o treinamento dos atletas de São João de Meriti, ela também é informada sobre a evolução dos classificados que treinam em outros estados.

“Eles treinam nas suas instituições, cada um dentro das suas modalidades, sempre acompanhados pelos técnicos que também foram indicados para acompanhar esses atletas”, explica a professora.

Os atletas do município que vão representar o Brasil nos Jogos Mundiais não conseguem esconder a ansiedade para chegar logo o dia da competição.

“Queria que chegasse logo a viagem. Estou muito feliz mesmo”, disse David Silva Arruda, representante do atletismo.

Mais experiente, Rodrigo Borges Gouveia quase representou o Brasil em Abu Dhabi. Quatro anos depois ele será um dos principais atletas do país no basquete. E deixa um conselho para todos:

“Eu acho que quem tem um sonho nunca (deve) desistir. Qualquer sonho que seja, basquete, futebol… nunca desistir”

Rodrigo Borges, atleta de basquete

Olimpíadas Especiais

A Special Olympics é a maior organização mundial de esportes para crianças e adultos com deficiência intelectual ou física. Busca, por meio de treinamento esportivo e competições de qualidade, melhorar a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que a cercam.

De acordo com um levantamento feito pelo IBGE e divulgado em 2021, o Brasil possui pouco mais de 17 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 8,4% da população. As Olimpíadas Especiais atendem, atualmente, cerca de 44 mil atletas em sete estados brasileiros. No mundo, esse número chega a aproximadamente 4 milhões de pessoas de mais de 180 países diferentes.

O Brasil conta com 10 modalidades esportivas. São elas: Tênis de mesa, tênis, natação em águas abertas e fechadas, basquete, ginástica rítmica, judô, atletismo, bocha, futebol e volêi de praia.

Para marcar esse trabalho, os Jogos Mundiais são realizados de quatro em quatro anos em um país diferente. O objetivo deste ano é superar os números da edição anterior em Abu Dhabi. São esperados cerca de 7.000 atletas e parceiros Unificados de aproximadamente 170 países para competir em 24 esportes, com 3.000 treinadores e 20.000 voluntários.

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *