Carnaval é tempo de curtir com os amigos, de extravasar a alegria, ainda mais depois de dois anos com medidas restritivas por conta da pandemia do coronavírus. Tudo isso, é claro, com consciência. E para combater todas as formas de violação de direitos humanos, o Governo Federal retomou o canal direto para denúncias: o Disque 100.
Com o mote “a alegria é um direito fundamental”, a campanha “Bloco do Disque 100” será realizada durante todo o carnaval de 2023. A iniciativa é fruto de uma parceria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do Ministério do Turismo.
Durante a festa mais popular do Brasil, as centrais de atendimento do Disque 100 estarão de prontidão para dar o encaminhamento necessário a todas as denúncias. Para o ministro do MDHC, Silvio Almeida, garantir o cuidado da população é uma das missões da campanha.
“Desde o início do ano, refletimos em parceria com a Embratur sobre como a alegria do carnaval é um direito humano fundamental, mas a gente não pode pensar a alegria sem o cuidado. Todo ato de alegria é um ato de cuidado”, pontua o ministro Silvio Almeida.
Presenciou alguma violação dos direitos humanos? Disque 100. O serviço é gratuito, sigiloso e opera 24h por dia. Além de ligação gratuita, os serviços estão disponíveis por meio do site da Ouvidoria, aplicativo Direitos Humanos, Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasil”) e WhatsApp (61 – 99656-5008). O canal também possui atendimento em Libras.
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).