Baixada Fluminense pode ter recorde de deputados eleitos na Alerj

Em 2018, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) contou com pouco mais de 20% de sua bancada eleita pela Baixada Fluminense. Na contagem do BAIXADA POLÍTICA, 16 deputados estaduais tinham algum vínculo com a região na época. Quatro anos depois, esse número pode aumentar consideravelmente e a Baixada pode chegar a 30% da bancada, um recorde na Alerj.

O levantamento levou em conta a votação nas eleições gerais de 2018 e municipais de 2020, o número de cadeiras que cada partido pode ter e os apoios fechados para este ano. Embora se espere uma renovação na Alerj, tendo em vista que muitos parlamentares vão em busca de uma vaga em Brasília, os nomes da Baixada devem continuar os mesmos.  

PL

Com a ida do presidente Jair Bolsonaro e do governador Cláudio Castro para o Partido Liberal, muitos aliados seguiram o mesmo caminho. Provavelmente, será o partido com maior número de deputados eleitos. Os nomes fortes da Baixada são:

  • Delegado Carlos Augusto (PL)
  • Anderson Moraes (PL)
  • Dr. Deodalto (PL)
  • Valdecy da Saúde (PL)
  • Renato Miranda (PL)

União Brasil

Partido mais rico dessa eleição, o União Brasil também vem forte e está na disputa para ter a maior bancada na Alerj em 2023. O grande puxador de votos será o deputado Márcio Canella, que também pode ser o presidente da Casa no próximo período.

  • Márcio Canella (UB)
  • Marcos Muller (UB)
  • Marcelo Dino (UB)
  • Vinicius Cozzolino (UB)
  • Cris Gêmeas (UB)

MDB

Por muito tempo o MDB foi o maior partido da Alerj, chegando a comandar a Casa Legislativa por anos. Porém, na última eleição entrou em declínio e ter seu menor número de representantes em décadas.

O grande nome do partido é o deputado Rosenverg Reis, que deve melhorar os mais de 60 mil votos que teve nas últimas eleições.

PT/PCdoB/PV

A coligação PT, PCdoB e PV tem como um dos grandes nomes Andrezinho Ceciliano, filho do atual presidente da Alerj e candidato ao Senado, André Ceciliano. Andrezinho deve herdar os quase 50 mil votos do pai na última eleição e disputar com a candidata Zeidan o posto de mais votado do partido. 

PTB

O PTB conta com dois dos três deputados estaduais mais votados nas últimas eleições: Rodrigo Amorim e Alana Passos. É, também, o partido do fiel escudeiro da família Bolsonaro, Fabrício Queiroz. Com isso, pode surpreender e fazer uma bancada maior que em 2018, quando elegeu apenas um parlamentar.

Republicanos

Em 2018, o Republicanos ainda era PRB e elegeu três deputados. Nesta eleição, pode aumentar esse número e tem um forte nome na Baixada: Danniel Librelon. Das 13 cidades da região, ele esteve entre os cinco mais votados em 11. Deve repetir o desempenho agora em 2022. Outro nome da Baixada que pode ter uma boa votação e surpreender é Anderson Campos

Solidariedade

O Solidariedade conta com dois nomes fortes da Baixada para tentar repetir os três eleitos em 2018 ou até mesmo superar esse número: Vandro Família e Giovani Ratinho. Vandro tem a expectativa de alcançar os mais de 30 mil votos da última eleição. Já Ratinho, que teve pouco mais de 13 mil votos, espera repetir o bom desempenho que teve nas eleições para prefeito de São João de Meriti, na qual obteve mais de 27 mil votos. 

PSC

Outro ex-candidato a prefeito de São João de Meriti que tem grandes chances de se reeleger deputado estadual é Léo Vieira. Em 2018, conseguiu mais de 20 mil votos e nas eleições municipais de 2020 foi para o segundo turno com 43 mil votos. O PSC aposta em Léo Vieira e Alexandre Knoploch, que teve mais de 100 mil votos em 2018, como puxadores de votos.

PDT

O PDT tem grandes nomes que podem puxar votos para o partido, como a Delegada Martha Rocha e Paulo Ramos. O representante da Baixada com chances de eleição é o deputado federal Ricardo da Karol. Ele abriu mão de tentar a reeleição no Congresso para conseguir uma vaga na Alerj. Em 2018, o candidato conseguiu 24 mil votos e ficou como suplente. 

PSDB/Cidadania

Nas eleições de 2018, PSDB e Cidadania, que na época era o PPS, elegeram três deputados para a Alerj. Coligados para essa eleição, esperam repetir os números e isso pode abrir caminho para a eleição de mais um representante da Baixada: Danielzinho. Único vereador de oposição em Belford Roxo, o candidato confia que pode conseguir uma votação expressiva na cidade.

PSB

O PSB é mais um dos partidos que pode crescer sua bancada na Alerj nesta eleição, o que pode abrir espaço para um nome promissor na Baixada Fluminense: o jovem Wesley Teixeira. Sua primeira eleição foi em 2020, para vereador de Duque de Caxias, quando obteve pouco mais de 3 mil votos e só não se elegeu devido ao coeficiente eleitoral. 

Esses são os nomes que podem representar a Baixada Fluminense na Alerj a partir de 2023. O BAIXADA POLÍTICA vai acompanhar toda a apuração e trazer tudo em detalhes na próxima semana.

Foto: Reprodução / Alerj

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *