O bairro da Prainha, em Duque de Caxias, recebeu o primeiro polo do projeto “Piscina Aberta – Inclusão, Saúde e Bem-Estar”. A inauguração ocorreu na segunda-feira (26/09), no Ciep 198 – Professora Roza Ferreira de Mattos. O polo é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Fundec. O prefeito Wilson Reis (MDB) e o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Eduardo Moreira, participaram do evento inaugural.
“Esta é a primeira piscina de inclusão social no estado do Rio de Janeiro. Aqui, crianças, jovens, adultos e idosos vão poder fazer atividades de natação e hidroginástica gratuitamente, com especial atenção para pessoas com deficiência”, afirmou, na inauguração, o prefeito Wilson Reis.

Funcionamento do projeto Piscina Aberta
O polo já conta com mais de 450 inscritos. As aulas vão ocorrer nos turnos da manhã e da tarde, às terças, quartas, quintas e sextas-feiras. Os moradores da região que estejam interessados em participar podem se inscrever no próprio Ciep, localizado na Rua Helena Passos de Souza – S/N – Prainha – Duque de Caxias / RJ.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Eduardo Moreira, falou sobre o valor do aproveitamento de recursos ociosos e a importância do projeto piscina aberta para os moradores da região.
“A piscina desse CIEP estava sem ser utilizada há anos. Nós a reformamos e a deixamos pronta para voltar a ser usada. É fundamental que a população possa usufruir de um equipamento como esse. Aqui, os moradores da região terão acesso a atividades aquáticas, que podem resultar na melhora de sua qualidade de vida”, afirmou.
Também presente no evento, o diretor do CIEP, Leonardo Araújo, falou sobre a função social do projeto para o município.
“Este projeto vai trazer os habitantes do entorno para dentro do CIEP, que se torna de fato um espaço de integração social”, concluiu.