Alerj e Secretaria Estadual de Saúde firmam parceria para enfrentamento da Tuberculose

Baixada Fluminense está entre as regiões que concentram a maior incidência da doença
Foto: Júlia Passos / Alerj

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) reuniu secretários municipais de saúde, parlamentares e integrantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), nessa quinta-feira (18/03), para debater o Plano de Enfrentamento à Tuberculose no Estado. O Rio é a unidade da federação com maior taxa de mortalidade por tuberculose e ocupa a segunda posição em índice de contaminação no país. Mais de 70% da incidência da doença bacteriana ocorrem em 15 dos 92 municípios do Rio de Janeiro, incluindo a Capital, São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Campos dos Goytacazes e as cidades da Baixada Fluminense.

Segundo a SES, os dados mais recentes indicam que a taxa de incidência da tuberculose no estado é de 73 casos a cada 100 mil habitantes, enquanto no país são 35 a cada 100 mil. Já a taxa de mortalidade pela doença é de quatro por 100 mil habitantes, enquanto no país foi de duas mortes a cada 100 mil, aproximadamente. A cidade do Rio de Janeiro concentra mais da metade dos casos da doença.

A Alerj e o Governo do Estado pretendem destinar R$ 246,3 milhões, nos próximos cinco anos, para o combate à doença. Para 2021, é previsto um investimento de R$106,3 milhões. O deputado André Ceciliano (PT) falou sobre os objetivos do plano:

– Queremos construir um programa de enfrentamento de médio e longo prazo, para erradicar a tuberculose no estado. Precisamos mudar estes números terríveis da doença em nosso estado – afirmou.

Os secretários de Saúde das cidades que concentram as ocorrências foram convidados a participar do encontro. O superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES, Mário Sérgio Ribeiro, ressaltou a relevância da iniciativa do Parlamento fluminense e se mostrou confiante no sucesso do programa.

– Enxergamos esse projeto como um grande desafio. Foi muito importante a Alerj levantar a bandeira da tuberculose. Nós vamos analisar as necessidades de cada município do estado. A presença de tantos secretários de Saúde aqui na Alerj já mostra o compromisso deles com o tema – destacou o superintendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *