Caxias e Belford Roxo recebem Black Queer Festival de Cinema gratuito de 24 a 29 de novembro

Foto: Edson Filho

Com sessão de abertura no Centro Cultural Donana em Belford Roxo e grande dia de encerramento e premiação no Centro Cultural Justiça Federal na Cinelândia, o Black Queer Festival dedicado ao audiovisual e cinema negro indígena LGBTQIAPN+,vem com tudo mesmo sendo um evento totalmente independente. 

A programação reunirá mais de 40 curtas-metragens brasileiros e internacionais, transitando entre ficção, documentário, videoclipe, animação, filmes experimentais e outras linguagens. 

Na mostra competitiva principal, 29 filmes disputarão os prêmios Leque Ouro, Leque Prata e Leque Preto, marca do festival. Já a seleção Clássicos Queer Brasil trará obras de cineastas renomados, como Diego Paulino, Bruno Victor, Marcus Azevedo, André Sandino, Janaina Oliveira Refem, Rodrigo Dutra, Larissa Lima e Bruna Fonseca. 

A programação inclui o novo filme do artista e influenciador Spartakus, chamado “Livre Com Fiança”, um verdadeiro ritual visual, e ainda traz a seleção paralela Um Certo Close, que traz atuações de artistas consagrados. Entre os destaques estão Zezé Motta, ícone do cinema nacional; Valéria Barcellos, que brilhou na novela Terra e Paixão; Danny Barbosa, destaque por sua interpretação em Bacurau; Letícia Vieira, na tevê atualmente como Gilda em Vale Tudo; além da atriz e cantora Gabz, com forte presença na cena cultural brasileira. 

Um dos filmes de abertura é o badalado “Eu não nasci pra ser discreta” e o inédito “Masculinidades Plásticas”. O festival acontece de 24 a 29 de novembro marcando os 10 anos do Ponto de Cultura Experimental Filmes, fundada pelo cineasta e pedagogo Alek Lean, também idealizador, diretor executivo e artístico do evento, que afirma a importância de realizar as exibições em Novembro – Mês da Consciência Negra, com o intuito de celebrar, valorizar e dar visibilidade às narrativas LGBTQIAPN+ com protagonismo negro/indígena, utilizando o cinema como ferramenta de representatividade, promovendo obras que desafiam estereótipos e mostram a pluralidade dessas vivências e histórias. Fortalecendo o recorte de uma consciência negra interseccional entre raça, gênero e sexualidade. Com esse objetivo o festival abre espaços para artistas independentes e periféricos exibirem suas obras nas telonas. 

Alek lean (Foto: Divulgação)

As exibições serão realizadas em vários pontos do Estado do Rio de Janeiro 13 sessões distribuídas entre a Cinelândia, Maracanã, Penha, Engenho de Dentro, Nova Brasília, Duque de Caxias e Belford Roxo, com entrada gratuita, sujeito à lotação. 

O Black Queer Festival conta com parcerias da Ubuplay, Centro Cultural Justiça Federal, FEBF e COART (UERJ), Centro Cultural Donana e Nave do Conhecimento. 

Para acompanhar a programação completa, locais exatos de exibição e novidades, siga o Instagram oficial do festival: @black.queerfestival ou acesse o site www.blackqueerfestival.com. 

Programação: 

24/11 – Centro Cultural Donana
Areia Branca – Belford Roxo
Sessão de Abertura às 19h 

25/11 – Coart – UERJ
Maracanã – Rio de Janeiro
Sessões às 17h e 18h15 

26/11 – Nave do Conhecimento Nova Brasília
Bonsucesso – Rio de Janeiro
Sessão às 15h

26/11 – Nave do Conhecimento Penha
Penha – Rio de Janeiro
Sessão às 18h 

27/11 – FEBF – UERJ
Vila São Luís – Duque de Caxias
Sessões às 15h, 17h e 19h 

28/11 – Nave do Conhecimento Engenhão
Engenho de Dentro – Rio de Janeiro
Sessões às 17h e 18h45 

29/11 – Centro Cultural Justiça Federal
Cinelândia, Centro – Rio de Janeiro
Sessões às 15h, 17h e 19h
***Encerramento*** 

Entrada Gratuita

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *