Governo do Estado lança Operação Barricada Zero inspirado em modelo de Belford Roxo

Foto: Rogério Santana

O governador Cláudio Castro anunciou nesta segunda-feira (17), no Palácio Guanabara, a Operação Barricada Zero, uma força-tarefa que pretende retirar mais de 13 mil obstáculos erguidos pelo crime organizado em 12 municípios da Região Metropolitana. A iniciativa se inspira no programa homônimo implementado em Belford Roxo pelo prefeito Márcio Canella desde janeiro deste ano.

Durante o encontro com prefeitos das cidades contempladas, Castro reconheceu o trabalho pioneiro de Canella no combate às barricadas. Em agosto, o governador já havia chamado o gestor de Belford Roxo de “Prefeito Barricada Zero”, em referência aos resultados alcançados no município, que conseguiu eliminar os bloqueios instalados pelo tráfico.

“Essa luta não é só minha, é das Prefeituras também. Quero deixar claro que não iremos retroceder nessas ações. Se a Polícia retirar e o tráfico colocar de novo, as forças de segurança irão retornar ao local”, afirmou Castro, destacando que o prefeito Márcio Canella começou com o trabalho de retirar barricadas desde 1º de janeiro.

Foto: Marcelo Régua

Atuação integrada na Baixada Fluminense

A operação terá abrangência em nove municípios da Baixada Fluminense: Belford Roxo, Japeri, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Queimados, São João de Meriti, Nilópolis e Mesquita. Além desses, participam Rio de Janeiro, São Gonçalo Maricá e Itaboraí.

O trabalho reunirá forças de segurança, secretarias estaduais e prefeituras para remover bloqueios que variam de lixeiras e entulhos a estruturas de concreto, trilhos de trem e outras barreiras construídas para impedir o acesso policial às comunidades. Segundo levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), existem 13.604 pontos de bloqueio espalhados pelo estado.

“As barricadas representam mais que obstáculos físicos, elas são formas de controle que essas organizações narcoterroristas fazem da sociedade e da comunidade local. Nosso objetivo é romper essas barreiras, reabrir vias, restabelecer serviços públicos e o direito de ir e vir das populações. Onde há bloqueio e medo, o Estado, com certeza, tem que chegar”, disse o governador.

Equipamentos e estratégia

O governo distribuirá 50 kits de demolição, cada um composto por retroescavadeira, rompedor hidráulico, caminhão basculante, motosserra e outras ferramentas específicas. Duque de Caxias funcionará como base central para armazenamento do material utilizado na operação.

Foto: Marcelo Regua

“A ideia é que a gente consiga restituir e também restabelecer, de uma vez só, a mobilidade urbana. Os kits são compostos com ferramentas de alto desempenho e utilizados para a remoção de barreiras e estruturas irregulares. Serão rompedores hidráulicos, retroescavadeiras, caminhões basculantes e também alguns itens como motosserra e outros específicos a serem definidos por região”, detalhou o governador.

A coordenação geral ficará a cargo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), com participação das secretarias de Polícia Militar, Polícia Civil, Infraestrutura e Obras Públicas, das Cidades, de Habitação e Interesse Social, além da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop).

Castro anunciou ainda um sistema de bonificação para policiais civis e militares que retirarem as barricadas e impedirem o retorno dessas barreiras para os territórios.

O modelo de Belford Roxo

Canella destacou que o programa em Belford Roxo funciona porque a prefeitura atua em conjunto com as forças de segurança. “O apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e outros órgão é fundamental para acabarmos com essa praga chamada barricada. Logo no início de janeiro arregacei as mangas e comecei a trabalhar. Via as crianças presas dentro de casa, enquanto os bandidos desfilavam de fuzil. Eu disse: basta!”, relatou o prefeito.

Foto: Rogério Santana

“Hoje vejo que a população está mais tranquila, pois também implantei a ‘Patrulha da Madrugada’, que percorre os bairros dando segurança às pessoas que estão saindo para trabalhar. O governador Cláudio Castro tem o meu apoio para essa operação”, acrescentou Canella, que agradeceu ao governador pela iniciativa estadual.

A Operação Barricada Zero terá caráter contínuo, com monitoramento permanente e ações sempre que necessário. As valas abertas por criminosos serão aterradas com concreto imediatamente após a remoção dos obstáculos. O planejamento será atualizado em tempo real pelas polícias Civil e Militar, ampliando a precisão do mapeamento e a efetividade das ações.

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *