Enquanto a maioria das casas está em silêncio e as ruas vazias, um som quase imperceptível surge na madrugada: o sussurro da água vazando onde não deveria. Antes disso, lá no Espaço um satélite que era usado para encontrar água em Marte, agora está apontado para a Terra, faz o trabalho de identificar lugares onde há água correndo para fora das tubulações no subsolo. Aliados, o time do Centro de Operações Integradas (COI) da Águas do Rio, que avalia as imagens do satélite, e as equipes noturnas da concessionária formam uma força-tarefa indispensável para combater o desperdício.
Atrás desse som tão sutil, a Águas do Rio está percorrendo as ruas da Baixada Fluminense para conter esses vazamentos. Ao todo, dez profissionais especializados em geofonamento vão percorrer vias de municípios como Nova Iguaçu, Queimados, Duque de Caxias e Belford Roxo, das 19h às 5h. O turno invertido não é por acaso: com menos ruídos de carros, comércios e movimentação urbana, a madrugada é o momento ideal para “ouvir” e localizar pontos de perda que não aparecem na superfície.
“Estamos falando de um trabalho silencioso, técnico e que exige atenção total. E mais do que isso: é uma operação que gera impacto direto no abastecimento da população. O geofonamento é uma das ferramentas mais precisas que temos para cuidar da água e garantir eficiência ao sistema”, destaca Felipe Esteves, diretor executivo da Águas do Rio, empresa do grupo Aegea.

Com o uso de equipamentos sensíveis ao som, semelhantes a um estetoscópio, os técnicos escutam a vibração da água que escapa de forma invisível das tubulações enterradas. Ao identificar esses pontos, as equipes acionam o reparo, muitas vezes antes que o problema seja percebido pelos moradores.
A iniciativa faz parte das ações do Controle Ativo de Vazamentos (CAV), que já percorreu mais de mil quilômetros de rede e solucionou centenas de vazamentos ocultos na Baixada, devolvendo milhões de litros de água ao sistema.
“O geofonamento noturno é uma extensão do nosso compromisso com a população. A água é um recurso valioso, e cada gota que a gente salva é um passo a mais rumo à sustentabilidade e à melhoria dos serviços”, complementa Felipe.
Além da tecnologia, a concessionária também conta com a ajuda da população: qualquer sinal de vazamento ou baixa pressão pode ser comunicado pelo telefone 0800 195 0 195, que funciona todos os dias, por ligação gratuita e mensagens via WhatsApp.
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.