Rio Imagem Baixada amplia capacidade e ultrapassa 1,7 milhão de exames em dois anos de funcionamento

Foto: Marcelo Regua

O Rio Imagem Baixada, maior centro de diagnóstico por imagem da América Latina, completou dois anos de atividades com a marca de 1,7 milhão de exames realizados e o anúncio de novos investimentos. A unidade, que funciona em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, acaba de receber um segundo equipamento de ressonância magnética, o que permitirá dobrar a capacidade mensal, passando de 1.800 para 3.600 exames.

Além da nova ressonância, o centro também passou a oferecer litotripsia extracorpórea, tecnologia que utiliza ondas de choque para fragmentar cálculos renais. A unidade integra a rede estadual de saúde e atende exclusivamente por meio da regulação, com encaminhamento após avaliação em postos e clínicas da atenção básica.

“Este complexo de diagnósticos é um dos maiores legados do Governo do Estado na área da saúde. Mudou muito a vida de quem mora na Baixada, que tinha uma enorme escassez e dificuldade de acesso a exames. A oferta do diagnóstico é o primeiro passo para a cura”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Foto: Marcelo Regua

Com R$ 90 milhões em investimentos, o Rio Imagem Baixada oferece mais de 20 tipos de exames, como ecocardiograma, ultrassonografia, tomografia, endoscopia, colonoscopia, doppler venoso e arterial, biópsias, estereotaxia e exames laboratoriais.

A secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, destacou que antes da inauguração da unidade, moradores da Baixada precisavam ir até a capital ou pagar por exames particulares. “Eles agora contam com o que há de melhor em medicina diagnóstica na rede pública de saúde”, afirmou.

Quem confirma essa mudança é o aposentado João Luiz da Silva, morador de Nova Iguaçu, que conseguiu agendar e realizar um exame doppler nas pernas em menos de duas semanas. “É mais perto, as pessoas têm mais condições de chegar aqui. Eu gostei muito do atendimento, da qualidade do serviço”, relatou.

Foto: Marcelo Regua

O centro também atende pacientes de outras regiões, como Ivone Severino Jerônimo Neta, de Paty dos Alferes, que foi encaminhada à unidade para uma ressonância da coluna. “O atendimento é ótimo, espero que continue assim”, comentou.

Integração com o novo Instituto do Câncer

O Rio Imagem Baixada será integrado ao futuro Instituto Estadual de Oncologia da Baixada Fluminense, atualmente com 60% das obras concluídas. O hospital, que funcionará anexo ao centro de diagnósticos, terá 101 leitos, 24 consultórios médicos e serviços de alta complexidade como quimioterapia, radioterapia e PET Scan, fortalecendo a oferta de tratamento especializado na região.

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *