Jardim Paraíso, em Nova Iguaçu, recebe espetáculo de teatro em cordel sobre lendas do folclore brasileiro

Foto: Danilo Sergio

O que há de bom no Jardim Paraíso? O que tem na Rua Arco-Íris? Como chegar na Praça Céu? Talvez a ideia seja estar nas nuvens e é isso que a Praça Ceu tem se tornado em Nova Iguaçu: um lugar para sonhar. Crianças, os seres que sabem bem como é essa coisa de sonhar, terão a oportunidade de reviver lendas sobre o folclore brasileiro através do teatro de cordel de Edmilson Santini no dia 22 de outubro, às 15 horas, com entrada gratuita.

O projeto “Contando o Imaginário”, com coordenação do Instituto de Tradições Nordestinas e Populares e produção de Mundus Produções, Agosto Pra Tudo Produções, Ms Mohr Produções, Tambores de Iguaçu e Agito Cultural, conta o Brasil através das lendas, contos e histórias do folclore como o Câmara Cascudo, Saci Pererê, Cacique Touro Amuado, entre outros, voltado para o público infanto-juvenil.

>>> SIGA O CANAL DO BRAVA BXD NO WHATSAAPP <<<

O imaginário

A releitura de três histórias clássicas é apresentada pelo cordelista Edmilson Santini em parceria com a atriz Giselle Mota. Os atos conduzem os espectadores a partir do Descobrimento do Brasil. A primeira história conta a vida na Aldeia Xinguaçu, com personagens e conflitos em torno da dinâmica entre indígenas e portugueses, promessa de casamento, magia e uma lenda sobre o Pau-Brasil.

Foto: Danilo Sergio

As outras duas histórias são “Um Príncipe de Uma Perna Só” e “De Volta à Festa No Céu”, sobre a lenda do Saci Pererê que é um resgate das tradições culturais brasileiras. “Essa maneira de recontar as lendas é uma forma de resgatar a memória que vai se afastando do público com o andar do tempo, com a modernidade e com as novas tecnologias”, conta Edmilson Santini autor dos textos e proponente do projeto.

A Praça Ceu

Praça Céu é um espaço cultural descentralizado dentro de uma cidade com território amplo. Jardim Paraíso, onde fica a praça, está a cerca de 20 km de distância do centro do município. O bairro localizado na zona oeste da cidade está mais próximo do centro comercial de Campo Grande, bairro populoso do Rio de Janeiro, por exemplo, do que da sede da própria cidade em que está localizado.

A Praça Ceu, um espaço público da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, é gerida por Will Souza que conta sobre a experiência à frente do local.

“[A Praça Ceu representa] uma mudança de realidade, sobretudo uma geração de oportunidades. Ter uma estrutura como a Praça Céu no meio da periferia não seria suficiente, o que faz o espaço ser algo especial são as oportunidades que através da gestão pública, parcerias privadas e projetos sociais locais que através de atividades culturais, sociais esportivas e de entretenimento fazem com que a população tenha acesso ao que normalmente só se encontra nos grandes centros.”

Além disso, Will afirma que o evento do dia 22 de outubro com teatro de cordel é uma oportunidade de viver o novo para vários jovens e adultos de Jardim Paraíso e redondezas. Vale ressaltar que  Teatro em Cordel, Contando o Imaginário é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.

Foto: Danilo Sergio

Para os próximos anos, Will conta que o desejo é reconhecer o legado construído.

“[…] imaginamos ainda que no futuro estejamos ainda mais avançados em mentalidade cultural e comportamental, e com uma gestão pública muito mais evoluída e eficiente para que possamos servir melhor as pessoas, afinal de contas esse tem sido o nosso objetivo ao longo desses anos frente a gestão da Praça Céu Jardim Paraíso que é: Fazer Gestão pensando nas pessoas.”

Teatro de Cordel

A literatura de cordel tem origem na Europa dos séculos XII e XIII, na época dos trovadores. No Brasil, foram os repentistas que a estabeleceram cantando os versos nas bancas de jornais e disseminavam essa cultura por essa região nordeste do Brasil. “Contando o Imaginário” é um projeto que leva a literatura de cordel para o palco, com a mesma forma e adicionando mais elementos de encenação. O projeto já teve apresentações em Manguinhos em 2024 e 2025.

Para a apresentação, Edmilson Santini e Giselle Mota preparam repertório com aprendizado, alegria e muita emoção. A entrada para a apresentação na Praça Ceu é gratuita, sem restrição de idade e está marcada para iniciar às 15 horas. 

SERVIÇO:

Dia 22 de outubro, às 15 horas
Local: Praça Ceu, jardim Paraíso, Rua Arco Iris s/n
Entrada: Gratuita
Coordenação Agosto Pra Tudo
Produção: Instituto de Tradições Nordestinas e Populares, Mundus Produções, Tambores de Iguaçu Produções, Ms Mohr Produções, Agito Cultural
Direção Claudio Mendes
Texto: Edmilson Santini
Elenco: Edmilson Santini e Giselle Motta
Percussão: Eurico Zen

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *