Após passar por diversas cidades e transformar praças e espaços públicos em verdadeiros palcos a céu aberto, o “Circuito Carioca de Arte de Rua” se prepara para sua penúltima parada: Nova Iguaçu. No sábado (16), às 18h, a Praça da Vitória recebe uma programação gratuita e para todas as idades, trazendo contação de histórias, folclore, carimbó e lendas do mar. O evento é acessível, com tradução em libras, cadeiras especiais e rampa de acesso móvel.
A crítica da edição fica por conta do produtor, ator e diretor teatral Leandro Porto, de Contagem (MG). E assim, a programação começa com o espetáculo “Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto!”, da Cia Villelarte, que celebra os contos populares brasileiros por meio da contação de histórias, com base na tradição oral e na brincadeira. A narrativa se passa em uma festa do pijama, onde crianças-narradoras recontam, de forma lúdica e contemporânea, histórias do folclore nacional.
Na sequência, a performance “Encontro das Sereias”, do Grupo Kianda Cia Multicultural, apresenta o encontro mágico entre Kianda, a sereia preta de Angola, e Iara, a sereia indígena da Amazônia. Um conto dançado, cantado e tocado, que convida à reflexão sobre a preservação das águas e da natureza.

Encerrando a noite, o Grupo Aslucianas apresenta “Amaré – Contos do Mar”, uma contação baseada em diversas histórias e canções que trazem o mar como referência. O espetáculo é baseado nas obras O Mar, de Rubem Braga, A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen, e as canções praieiras de Dorival Caymmi.
O Circuito Carioca de Arte de Rua é uma realização com patrocínio do edital Integra Rio e, desde sua estreia em dezembro de 2024, já percorreu praças, teatros abertos e espaços culturais de diversas cidades e bairros do estado.
“Ocupar praças com arte é tirá-las da escuridão. Queremos transformar esses espaços em grandes festas de arte, cultura e reflexão. O teatro de rua, ao estar em contato direto com o ambiente que é de todos, tem o papel de refletir esse lugar e dialogar com ele”, destaca Luciana Ezarani, idealizadora do projeto e diretora do Grupo Aslucianas.

Sobre o Grupo Aslucianas
Criado em 2003, o Grupo Aslucianas é uma das poucas companhias majoritariamente femininas no teatro de rua no Brasil. Com uma pesquisa contínua em arte de rua e arte feminina, já produziu mais de 24 espetáculos, grande parte deles premiados em festivais e mostras nacionais. Em 2024, o grupo representou o Rio de Janeiro na categoria Teatro de Rua no Fiav, em Bogotá, Colômbia, firmando sua internacionalização, que também inclui apresentações em Moçambique, na África. No Brasil, já se apresentou em mais de 30 cidades e 3 regiões.
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.