Canal Plá celebra 10 anos com sessão gratuita comemorativa no Cine Teatro Gomeia em Caxias nesta sexta (1)

Foto: Canal Plá

No próximo dia 1º de Agosto (sex), às 20h, o Canal Plá realiza uma sessão comemorativa de 10 anos no espaço do Cine Teatro Gomeia – em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A convite do Cineclube Mate Com Angu, o Plá é o homenageado da noite com exibições de duas produções exclusivas do canal: ”Nuflow” e ”Trajetos”. A entrada é grátis e a classificação é livre.  

A primeira produção apresenta um mapeamento de rodas culturais e Slams na metrópole do Rio. Esse é o ponto de partida do NuFlow, primeiro longa documental do Canal Plá. Mais do que isso, entre um beat e outro, a poeta e atriz Adrielle Vieira também conversa com artistas da cena Hip Hop em cada território, onde aprende e expõe ideias. Ao longo do filme, ela reflete sobre racismo, misoginia e como lidar com a dor e a violência psicológica durante seus processos criativos e artísticos. Na série Trajetos, Canal Plá se aventura no formato de série em seis histórias afetivas de personagens da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 

Com o objetivo de descobrir e apresentar relações humanas e afetivas nos transportes públicos urbanos, o projeto acompanhou seis personagens da Região Metropolitana do Rio de Janeiro em percursos realizados constantemente e registrou histórias vividas nestes caminhos. O Trajetos passa por 5 cidades da metrópole fluminense em duas linhas municipais de ônibus, duas linhas intermunicipais de ônibus, uma linha de trem, uma linha de barca e um percurso feito de bicicleta – quase – diariamente.  

Foto: Laís Dantas

Para o diretor do projeto e coordenador do Canal, o jornalista e cineasta José Alsanne, celebrar os 10 anos do Canal Plá é uma satisfação não somente profissional, mas pessoal também. 

”O projeto nasceu do desejo de exercitar o fazer audiovisual e registrar a memória viva dos coletivos, iniciativas e pessoas que movimentam a cultura nas periferias do Rio de Janeiro. Aos poucos, mais gente ‘se somou’, trazendo outras lentes e outras vozes. Com o tempo, o Plá foi ganhando corpo, produzindo cada vez mais, mesmo de forma totalmente independente. É emocionante perceber que trabalhos que começaram como experimentos chegaram tão longe, a ponto de serem exibidos na televisão e vistos por milhões de pessoas. Passa um filme na cabeça e sinto uma enorme gratidão por cada pessoa que colaborou nessa trajetória. Cada vídeo é um retrato fiel da potência do povo periférico fluminense, do primeiro ao mais recente. Ver a qualidade crescer junto com a colaboração das pessoas que somaram é uma grande conquista. É uma honra enorme comemorar esses 10 anos com a certeza de que toda essa produção ainda circula e vai continuar chegando em novos lugares”, conclui Alsanne. 

Sobre o Plá

O Canal Plá nasceu com o desejo de produzir memória audiovisual sobre os coletivos, iniciativas, pessoas e instituições que promovem ações socioculturais nas áreas periféricas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As primeiras filmagens começaram em julho de 2015 e o primeiro mini documentário foi lançado em agosto do mesmo ano, com quatro diferentes coberturas e uma videoarte. De lá pra cá, o Plá produziu oito mini documentários, 13 vídeos sobre ações periféricas, um videoclipe, uma videoarte, quatro entrevistas e quatro debates.

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *