Magé recebe 2ªedição do Encontro de Povos de Terreiros da cidade em maio

A Praça da Cultura (Rua Expedicionário Otacílio de Souza), em Fragoso, será palco da 2ª edição do Encontro de Povos de Terreiros de Magé no dia 5 de maio, das 9h às 18h. O evento, que tem caráter cultural e religioso, tem como principal objetivo promover e divulgar a riqueza cultural da região, ao mesmo tempo em que busca conscientizar sobre a importância do combate ao racismo religioso. Por meio de diálogos com a sociedade civil, visa minimizar o impacto da intolerância e do racismo religioso na comunidade.

Foto: Reprodução / Arquivo / Prefeitura Magé

Uma das iniciativas do encontro é o aprofundamento nos assuntos de interesse das comunidades de terreiro, visando a conscientização sobre a importância de um levantamento estatístico das religiões de matriz africana e afro-brasileiras. Essa ação se direciona para o desenvolvimento do “Corredor Cultural do Axé” em um segundo momento.

1º Encontro de Escritores e Escritoras Negras de Magé

O dia contará com diversas atividades programadas, incluindo oficinas temáticas, debates, sala de cinema, feira de artesanato afro, área gastronômica, área kids, atividades culturais e homenagens aos terreiros participantes, entre outras atrações. Uma novidade neste ano será o 1º Encontro de Escritores e Escritoras Negras de Magé, realizado em parceria com o Movimento Negro Unificado.

Além de ser um evento de celebração cultural e religiosa, o Encontro também terá uma vertente social, com a arrecadação de cestas básicas e/ou 1 kg de alimentos não perecíveis que serão destinados a instituições por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Durante o horário do almoço, os participantes serão agraciados com uma deliciosa feijoada, oferecida gratuitamente.

O 2º Encontro de Povos de Terreiros de Magé é realizado pelo Instituto Internacional Carta  Magna da Umbanda, Sede Rio de Janeiro, com o apoio da Prefeitura de Magé, através  da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, bem como da Secretaria  Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, contando também com a parceria  de diversas instituições religiosas de matriz africana e afro-brasileiras e vários  movimentos sociais.

Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).

Compartilhe nosso conteúdo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *