Por Isabelle Brenda
Comemorar o Natal na Baixada Fluminense é quase sempre sinônimo de família reunida e casa cheia. É no momento que nos juntamos na Ceia de Natal que reconhecemos como nossas famílias são numerosas, pois pode ser uma tarefa desafiadora enquadrar todos na selfie. Isso não é mera impressão, as famílias da Baixada Fluminense são realmente grandes, muitas das vezes dividem um único quintal, o famoso “quintal da família”. Há explicações históricas para esse fato, quer conhecer?
Antigo Formigueiro das Américas
Quando falamos em alta concentração de pessoas lembramos logo de São João de Meriti. Segundo os dados do Censo Demográfico de 2022 divulgados recentemente pelo IBGE, mesmo perdendo habitantes, São João de Meriti é o terceiro município mais densamente povoado do Brasil. A cidade participa de uma seleta lista dos seis municípios do Brasil com mais de 10 mil habitantes por km². O município já chegou a ser conhecido como o “Formigueiro das Américas”, pois, no passado, possuía a maior densidade demográfica da América Latina.
Leia +
+ VILAR DOS TELES A ANTIGA CAPITAL NACIONAL DO JEANS
+ PELOS TRILHOS DA BAIXADA FLUMINENSE
Entenda como é calculada a densidade demográfica
Densidade demográfica é um indicador populacional que mede a relação entre a população absoluta e a extensão territorial, sendo expressa em habitantes por quilômetro quadrado.
Devido a nossa colonização ter começado pelo litoral, a população brasileira é distribuída de forma desigual no território, tendendo a se concentrar nas zonas litorâneas. Por isso dizemos que o Brasil é um país muito populoso, com grande população absoluta, mas pouco povoado, com baixa população relativa.
![](https://bravabaixada.com.br/wp-content/uploads/2023/12/20231220_BAIXADA-POLITICA_obras-sao-joao-de-meriti_vista-aerea-1024x576.png)
Vou trazer alguns dados para termos uma ideia do que é densidade demográfica na prática: a população do Brasil é de 203.080.756 habitantes, que ocupam uma área de 8.510.418 km², dessa forma, a densidade demográfica do Brasil foi estimada em 23,8 hab/km². Já em São João de Meriti, a população contabilizada foi de 440.962 habitantes, que habitam um território de 35 km², isso resulta em uma densidade demográfica de 12.521,64 hab/km², ou seja, muitas vezes maior do que a média nacional. É um verdadeiro formigueiro humano!
Por que tem tanta gente em São João de Meriti?
A Baixada Fluminense inteira é uma região densamente povoada e podemos procurar explicações históricas para essa nossa realidade. A começar pelo êxodo rural: foi um fenômeno da história recente do Brasil, no qual um grande número de pessoas abandonou o campo e migrou para as cidades. O estado do Rio de Janeiro recebeu migrantes de todo o país, principalmente da região nordeste e esse processo atingiu seu auge entre os anos 1960 e 1980.
Muitos desses migrantes escolheram a Baixada Fluminense como lar devido a sua proximidade com a capital Rio de Janeiro. As obras de saneamento, as ferrovias e rodovias promoveram o adensamento populacional nessas áreas que hoje em dia se tornaram Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita e Nova Iguaçu, entre outros municípios.
São João de Meriti era um distrito de Duque de Caxias, a região recebeu muitos investimentos em infraestrutura e foi elevada à categoria de município em 1947. A construção da Rodovia Presidente Dutra também teve papel indutor de população na cidade, pois além de se tornar um local de passagem, diversas indústrias se instalaram em suas margens.
![](https://bravabaixada.com.br/wp-content/uploads/2021/06/sao-joao-de-meriti.jpg)
Enfim, não há um único motivo que dê conta de explicar a alta densidade populacional em São João de Meriti, mas sim fatores que podemos enumerar e criar possíveis teorias. O que podemos afirmar é que se trata da terceira cidade mais densamente povoada do nosso país!
Municípios com maiores densidades demográficas:
- Taboão da Serra (SP) – 13.416 habitantes por km²
- Diadema (SP) – 12.795
- São João de Meriti (RJ) – 12.521
- Osasco (SP) – 11.445
- Carapicuíba (SP) – 11.205
- São Caetano do Sul (SP) – 10.805
- Olinda (PE) – 8.474
- Fortaleza (CE) – 7.775
- Nilópolis (RJ) – 7.568
- São Paulo (SP) – 7.527
![](https://bravabaixada.com.br/wp-content/uploads/2023/06/isabelle-brenda-site-1024x1024.jpeg)
Isabelle Brenda é nascida e criada em Duque de Caxias. Formada em História pela UFRJ, pesquisa sobre História da Imprensa no Rio de Janeiro no século XX. Atualmente, trabalha como supervisora de pesquisa no IBGE.