Vilar dos Teles a antiga Capital Nacional do Jeans

Por Isabelle Brenda

Hoje em dia quando falamos em melhores locais para comprar jeans, quais lugares vêm à sua cabeça? Deixa eu adivinhar: Rua Teresa em Petrópolis, a famosa Feira da Madrugada no Brás em São Paulo, ou os Feirões da Moda em Duque de Caxias? Se estivéssemos conversando nos anos 1980, certamente a resposta seria por unanimidade Vilar dos Teles, a antiga Capital Nacional do Jeans.

O lugar ficou tão famoso que até hoje muitas pessoas acham que Vilar dos Teles é uma cidade, mas, na verdade, é um bairro de São João de Meriti e o maior ponto comercial da cidade. O local é tão importante que é o distrito sede do município e é onde está localizada a Prefeitura, o Shopping Rio Ville, Upa Jardim Íris e escolas de samba da cidade.

Origem do nome Vilar dos Teles

 A família Telles de Menezes é originária de Portugal, no século XVI três membros dessa família se deslocaram para o Brasil incumbidos pela Coroa portuguesa de participarem da resistência às invasões francesas no litoral brasileiro. Primeiro, chegaram ao estado da Bahia e depois Diogo Lobo Telles de Menezes, um dos três irmãos, veio para o Rio de Janeiro.

Foram os primeiros Telles de Menezes no Rio os responsáveis por inúmeras construções importantes da Colônia e do Império, como o Juizado de Órfãos da antiga Capitania, o Arco dos Telles e a Casa do Senado, entre outras. A família crescia e se consolidava como uma das mais prestigiosas da Corte. 

Arco dos Telles, um dos locais mais boêmios do Centro do Rio

Por volta de 1700, a família já possuía terras em toda a Capitania, inclusive como sesmeira no que se tornariam as terras meritienses. Pedro Antônio Telles de Menezes foi um membro da família que comprou a grande área que viria a formar o Engenho do Barbosa, mais tarde, Fazenda dos Telles. Essas terras formam hoje as localidades de Vilar dos Teles, Coelho da Rocha e Venda Velha.

Família Telles Barreto de Menezes (Fonte: Vilar dos Teles das Antigas)

No século XIX, a Fazenda dos Telles já se destacava como um dos grandes produtores de açúcar e aguardente da região. A sede da fazenda constituía-se, segundo Afrânio Peixoto, do “mais importante solar da Baixada Fluminense”. Resguardado por uma alameda de palmeiras imperiais, o grande casarão de dois andares era adornado em sua entrada com imponentes escadarias de pedra talhada, encimada por grandes portas laterais. Com o passar dos anos, pouco restou das construções dessa fazenda.

Com o loteamento da fazenda, ainda se viam restos de ruínas e algumas palmeiras que resistiam à ação do tempo, mas foram destruídas.

Veja também:
+ PELOS TRILHOS DA BAIXADA FLUMINENSE
+ VESTÍGIOS DE IGUAÇU: OS TEMPOS COLONIAIS DA BAIXADA FLUMINENSE

Casa da Grota

Existe um bem que foi preservado das antigas construções dos Teles de Menezes. Localizada na Venda Velha, a Casa da Grota foi uma fazenda que pertenceu à família de Antônio Teles de Menezes, onde funcionou nas décadas de 1930/1940, a Granja Santo Antônio.

A construção encontra-se semi-abandonada, mas mantém todas as características originais do século passado: originalidade arquitetônica, assoalhos, forro, lustres, janelas envidraçadas, móveis, biblioteca, constituindo em seu conjunto uma raríssima relíquia histórica.

Capital do Jeans

Vamos voltar ao século XX! O bairro Vilar dos Teles ficou famoso nos anos 1970 como Capital Nacional do Jeans pois lá se desenvolveu um polo têxtil que atraiu gente de todo Brasil, atrás, sobretudo, das fábricas de jeans.

Muitos moradores ainda se lembram do boom daquela época, pois Vilar dos Teles era o canto mais procurado para se comprar jeans de qualidade a um preço justo. Há relatos de que mais de 15 mil pessoas trabalhavam na região.

Inúmeras lojas e sobrelojas começaram a surgir no bairro e nelas abrigavam muitas máquinas de corte e costura. Encontrei relatos de moradores sobre um prédio inteiro que chegou a inclinar de tanto peso de maquinários, não consegui encontrar informações oficiais sobre essa história.

Nos anos 1990 a região foi perdendo investimento e força, e não demorou para entrar em declínio e ver a maioria de suas lojas fechando as portas. Atualmente a capital do Jeans é Toritama, uma cidade localizada no agreste de Pernambuco. 

Você conhecia a história da família Teles de Menezes e a importância do bairro para São João de Meriti?

Isabelle Brenda é nascida e criada em Duque de Caxias. Formada em História pela UFRJ, pesquisa sobre História da Imprensa no Rio de Janeiro no século XX. Atualmente, trabalha como supervisora de pesquisa no IBGE.

2 thoughts on “Vilar dos Teles a antiga Capital Nacional do Jeans

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *