Inaugurado em 6 de maio de 1926, como sede da Câmara Federal, o Palácio Tiradentes guarda grande parte da memória política do Brasil e para celebrar os seus 95 anos, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) lança a exposição virtual “Meu Palácio Tiradentes”, no site da Casa, e um clipe musical que será exibido na TV Alerj. A programação será oferecida on-line, cumprindo exigências das normas sanitárias impostas pela pandemia da covid-19.
A mostra traz os olhares de quatro fotógrafos da equipe da Subdiretoria de Comunicação Social da Alerj, Júlia Passos, Rafael Wallace, Thiago Lontra e Octacílio Barbosa assinam as imagens sobre a arquitetura e rotina no prédio histórico.
A TV Alerj exibirá, ao longo da programação, um clipe musical para marcar a data. ‘Carinhoso’, do compositor e arranjador brasileiro Pixinguinha, foi o tema escolhido para marcar a data. A gravação do vídeo contou com a interpretação dos professores de violino Raquel Ferreira e de piano Edilson Leal, da Escola de Música Villa-Lobos, e foi realizada no Salão Nobre da sede do Parlamento fluminense.
“Escolhemos ‘Carinhoso’ porque o choro foi o som que marcou o começo do período republicano. Ele faz parte da identidade do estado. A arte vai ser sempre ferramenta, não só de atração, mas de humanização e construção da sociedade”, destacou o subdiretor de Cultura da Alerj, Nelson Freitas.
O porta-voz da Escola Villa-Lobos, Pedro Soares, agradeceu o convite para a celebração.
“Abrir as portas do Palácio para esta manifestação artística é uma maneira do poder público incentivar a cultura. Espero que, cada vez mais, essa junção entre a população, a casa do povo e a cultura aconteça, porque é uma forma de manter vivo nosso legado”, afirmou.
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).