Uma intervenção esperada há décadas por moradores de Belford Roxo avança para a fase final. As obras de canalização e macrodrenagem do Canal Maxambomba, no bairro Piam, já atingiram cerca de 70% de execução e foram acompanhadas, na tarde desta segunda-feira (26), por uma comitiva liderada pelo prefeito Márcio Canella e pelo governador Cláudio Castro.
Com investimento superior a R$ 100 milhões, a obra é executada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Belford Roxo. O projeto de macrodrenagem tem como objetivo reduzir alagamentos recorrentes e reorganizar a dinâmica urbana de uma área historicamente afetada por enchentes.
“Agradecer ao governador e ao secretário Bernardo Rossi por essa obra, ao secretário Douglas Ruas, que tem ajudado muito a nossa cidade, assim como o presidente Rueda. Se tem essa obra, é fruto da articulação, minha e do Rueda, junto ao governador. Muita gente achou que essa obra não sairia do papel, vários e vários governos prometeram essa obra e ela não avançou. Eu falava para as pessoas, que essa obra iria avançar, porque nós temos um governador comprometido e que ajuda Belford Roxo. E não é de hoje, chega a ser repetitivo a quantidade de coisas que o governador já fez na nossa cidade. Muito obrigado ao governador pelos recursos para construir o nosso Hospital Geral, já temos recursos para colocar para funcionar. A nossa Maternidade Municipal já vai funcionar, fruto da nossa parceria com o Governo do Estado”, destacou o prefeito Canella, que fez um agradecimento especial ao trabalho da vice-prefeita Mariana Malta e do secretário Marcelo Canella, além de destacar a parceria com os vereadores.

Mais do que uma intervenção técnica, a canalização do Maxambomba carrega um peso simbólico para a cidade. Durante anos, o canal foi sinônimo de transtornos em períodos de chuva intensa, afetando diretamente bairros como Piam, Heliópolis, Areia Branca, Vila Medeiros e regiões próximas. A obra, segundo os responsáveis, pretende oferecer uma solução definitiva para o problema, alterando a relação da população com o território.
Além da infraestrutura hidráulica, o entorno do canal passará por um processo de requalificação urbana, com a implantação de áreas de lazer, pista de caminhada, academia ao ar livre voltada para a terceira idade, espaços infantis e um mercado produtor. A proposta é transformar uma área marcada pela precariedade em um espaço de convivência e uso coletivo.
Durante a visita técnica, prefeito e governador percorreram trechos das intervenções e acompanharam a apresentação do projeto executivo, com mapas da canalização e da macrodrenagem, ao lado de técnicos do Inea e da empresa responsável pela execução da obra. A vistoria teve caráter de acompanhamento do cronograma e verificação do andamento dos trabalhos em campo.

“Essa obra o prefeito Canella desde o mandato passado dele como deputado, pedia. Duas obras que o Canella me pedia, a questão das bombas do Outeiro, que estavam quebradas e que faziam com que todas as chuvas em Belford Roxo enchesse. A segunda, a Canalização do Canal Maxambomba, que será uma obra definitiva para toda a região. A ideia de vir aqui, é para o povo saber, que essa obra só acabará quando estiver tudo pronto. Nós vamos até o fim. Com a vida das pessoas não se brinca. Uma obra como essa, muda a história de uma cidade. A população é o fiscal desta obra. E o melhor fiscal não tem, que é o prefeito Márcio Canella. Agradecer a presença e parceria do amigo e presidente Rueda e o comprometimento dele com Belford Roxo. Sempre nos pedindo para encaminhar recursos para a cidade, inaugurando a Maternidade, as obras do Hospital. Já foram quase 500 ruas asfaltadas aqui em Belford Roxo, em investimentos históricos. Parabenizar o Bernardo Rossi, que é o secretário que mais investiu na limpeza de rios na história do Rio de Janeiro”, ressaltou o governador Cláudio Castro.
Moradores que vivem e trabalham no entorno do canal também acompanharam a movimentação. A feirante Damiana Lemos, de 43 anos, destacou a importância da intervenção para quem depende da área no dia a dia: “Essa obra é fundamental para nós que moramos e trabalhamos no entorno do Canal Maxambomba”.
Com previsão de conclusão ainda este ano, a canalização do Maxambomba é tratada como uma das principais intervenções estruturais recentes em Belford Roxo, com impacto direto na segurança, mobilidade e qualidade de vida da população que convive, há décadas, com os efeitos das cheias.
A comitiva de autoridades contou com as presenças da vice-prefeita Mariana Malta, dos secretários de Estado de Ambiente e Cidades, Bernardo Rossi e Douglas Ruas, o secretário Chefe de Gabinete, Marcelo Canella, o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, vereadores e secretários municipais.
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.



