A Prefeitura de Belford Roxo promoveu no sábado (27/09) o Dia D de Vacinação Antirrábica, imunizando 9.307 animais, sendo 7.386 cães e 1.921 gatos, em 16 pontos distribuídos pelo município. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vetores e Zoonoses, teve como objetivo ampliar a proteção contra o vírus da raiva, garantindo acesso gratuito e facilitado à população.
“Esse Dia D é muito importante para ajudarmos a proteger nossos animais e a população contra a raiva. Batemos o recorde de animais vacinados no município, em relação ao ano passado, quase dobramos o número de imunizados. Até ultrapassamos o horário inicial programado (13h), indo além das 14h, não deixando nenhum animal sem vacina. Nosso objetivo foi alcançado. Em novembro, faremos mais uma nova campanha, objetivando ultrapassarmos a marca de 10 mil vacinas”, destacou o coordenador de Zoonoses, Marcelo Guimarães, ao lado secretário municipal de Saúde, Eduardo Feital, que percorreu diversos pontos de vacinação acompanhado do secretário de Comunicação Social, Marcos Paulo Ribeiro Lopes.

Mobilização comunitária
A campanha mobilizou moradores e protetores de animais durante toda a manhã e início da tarde. Todos os pets vacinados receberam carteira de vacinação, e cada ponto contou com mil doses disponíveis.
“Parabéns para a Prefeitura de Belford Roxo e ao prefeito Márcio Canella por essa iniciativa. Ficou muito prático e facilitou esse ponto perto de casa”, afirmou o pedreiro Pedro Igor, 28 anos, que levou seu cachorro Pinscher de 4 anos para vacinar na Praça do Xavantes.

Serviço gratuito e acolhimento
Um dos locais mais procurados foi a quadra da Escola de Samba Inocentes de Belford Roxo, no Parque São Vicente, que ultrapassou a marca de mil animais vacinados.
“Adorei a atenção dispensada pelos agentes na vacinação dos animais. Além de ser um serviço gratuito, que nos auxilia muito, essa recepção acolhedora faz toda a diferença”, disse Bianca Machado, 34 anos, após vacinar seu gato Frederico no Polo Cederj, em São Bernardo.
A Coordenadoria de Vetores e Zoonoses mantém um canal direto para protetores e cuidadores que tenham cinco ou mais animais. O agendamento da vacinação em domicílio pode ser feito pela Ouvidoria, no telefone (21) 3772-3586.
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.