Ecovias Rio Minas avança nas obras de duplicação da BR-493/RJ (Magé-Manilha)

Foto: Divulgação

A Ecovias Rio Minas segue avançando com as obras de duplicação da BR-493/RJ, no trecho entre Magé e Manilha, um projeto que vai transformar a mobilidade e a segurança da região. Com investimento de R$ 600 milhões, a intervenção, aguardada há décadas, já está em execução, com diversas frentes de trabalho atuando ao longo da rodovia.

Nos trechos de marginais, entre o km 4 e o km 6 e também na região do km 15 até o km 23, estão sendo realizados serviços de drenagem, terraplenagem, aplicação de asfalto (CBUQ) e tratamento geotécnico. Já na duplicação da pista principal, as equipes atuam entre os kms 5 e 6 e do km 14 ao km 15, com execução da drenagem, implantação de sub-base e da camada final de terraplenagem.

Estruturas de grande porte também estão em andamento. No km 6, por exemplo, avança a construção de uma passagem inferior, com execução de aterro sobre a contenção e aplicação das placas de faceamento. No km 7, próximo ao Complexo de Energias Boa Ventura, as equipes trabalham no tratamento geotécnico, drenagem e fundações. Já no km 7+400, está em execução a concretagem de blocos de uma nova passagem superior.

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Outro destaque é a construção da ponte sobre o Rio Caceribu (km 8), que está na fase de montagem da armação das vigas. No km 19 e no km 21, seguem as obras de novas passagens inferiores, com execução de muros de contenção, concretagem de lajes e colunas de brita. A ponte sobre o Rio Roncador (km 21+420) também recebe serviços de recuperação estrutural.

Abaixo, a tabela com alguns dos principais trechos e intervenções:

Km / TrechoPrincipais Serviços
4 a 5MarginalDrenagem, Camada Final de Terraplenagem (CFT), Fresagem
5 a 6DuplicaçãoDrenagem, Aplicação de camada de CBUQ
5+800 a 6MarginalDrenagem, Aplicação de camada de CBUQ
6Passagem Inferior (Viaduto)Execução do aterro sobre a contenção, aplicação das placas de faceamento
7Trevo – Complexo de Energias Boa VenturaTratamento geotécnico, drenagem, arrasamento de estaca, execução dos blocos de fundação
7+400Passagem SuperiorConcretagem de blocos
8Ponte Rio CaceribuMontagem da armação das vigas “cristo”
14 a 15DuplicaçãoDrenagem, aplicação de sub-base, execução da CFT
15MarginalTerraplenagem, execução da CFT, aplicação de camada de CBUQ
19Passagem Inferior (Viadutos)Fabricação de placas Lok-Load, execução da armação da galeria, concretagem da laje inferior e das paredes (1ª etapa)
21Passagem Inferior (Viadutos)Tratamento geotécnico (coluna de brita), fabricação de placas Lok-Load
21+420Ponte Rio RoncadorRecuperação das vigas e da estrutura
23MarginalTratamento geotécnico

Quando concluído, o projeto da BR-493 terá 20 km de duplicação e vias marginais, novas pontes, passagens e dispositivos em desnível para maior fluidez e segurança. O trecho contará com iluminação inteligente, monitoramento 24h e rede 4G. Com conclusão prevista para setembro de 2026, a obra gera mais de 4 mil empregos e impulsiona o desenvolvimento dos municípios da região.

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