A Ecovias Rio Minas segue avançando com as obras de duplicação da BR-493/RJ, no trecho entre Magé e Manilha, um projeto que vai transformar a mobilidade e a segurança da região. Com investimento de R$ 600 milhões, a intervenção, aguardada há décadas, já está em execução, com diversas frentes de trabalho atuando ao longo da rodovia.
Nos trechos de marginais, entre o km 4 e o km 6 e também na região do km 15 até o km 23, estão sendo realizados serviços de drenagem, terraplenagem, aplicação de asfalto (CBUQ) e tratamento geotécnico. Já na duplicação da pista principal, as equipes atuam entre os kms 5 e 6 e do km 14 ao km 15, com execução da drenagem, implantação de sub-base e da camada final de terraplenagem.
Estruturas de grande porte também estão em andamento. No km 6, por exemplo, avança a construção de uma passagem inferior, com execução de aterro sobre a contenção e aplicação das placas de faceamento. No km 7, próximo ao Complexo de Energias Boa Ventura, as equipes trabalham no tratamento geotécnico, drenagem e fundações. Já no km 7+400, está em execução a concretagem de blocos de uma nova passagem superior.

Outro destaque é a construção da ponte sobre o Rio Caceribu (km 8), que está na fase de montagem da armação das vigas. No km 19 e no km 21, seguem as obras de novas passagens inferiores, com execução de muros de contenção, concretagem de lajes e colunas de brita. A ponte sobre o Rio Roncador (km 21+420) também recebe serviços de recuperação estrutural.
Abaixo, a tabela com alguns dos principais trechos e intervenções:
Km / Trecho | Principais Serviços | |
4 a 5 | Marginal | Drenagem, Camada Final de Terraplenagem (CFT), Fresagem |
5 a 6 | Duplicação | Drenagem, Aplicação de camada de CBUQ |
5+800 a 6 | Marginal | Drenagem, Aplicação de camada de CBUQ |
6 | Passagem Inferior (Viaduto) | Execução do aterro sobre a contenção, aplicação das placas de faceamento |
7 | Trevo – Complexo de Energias Boa Ventura | Tratamento geotécnico, drenagem, arrasamento de estaca, execução dos blocos de fundação |
7+400 | Passagem Superior | Concretagem de blocos |
8 | Ponte Rio Caceribu | Montagem da armação das vigas “cristo” |
14 a 15 | Duplicação | Drenagem, aplicação de sub-base, execução da CFT |
15 | Marginal | Terraplenagem, execução da CFT, aplicação de camada de CBUQ |
19 | Passagem Inferior (Viadutos) | Fabricação de placas Lok-Load, execução da armação da galeria, concretagem da laje inferior e das paredes (1ª etapa) |
21 | Passagem Inferior (Viadutos) | Tratamento geotécnico (coluna de brita), fabricação de placas Lok-Load |
21+420 | Ponte Rio Roncador | Recuperação das vigas e da estrutura |
23 | Marginal | Tratamento geotécnico |
Quando concluído, o projeto da BR-493 terá 20 km de duplicação e vias marginais, novas pontes, passagens e dispositivos em desnível para maior fluidez e segurança. O trecho contará com iluminação inteligente, monitoramento 24h e rede 4G. Com conclusão prevista para setembro de 2026, a obra gera mais de 4 mil empregos e impulsiona o desenvolvimento dos municípios da região.
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