Bethi Albano e O Quintal Mágico se apresentam, gratuitamente, no SESC Duque de Caxias

Foto: Léo Avila

Nos próximos dias 6/9, sábado, e 7/9, domingo, Bethi Albano e O Quintal Mágico fará apresentações, às 15h, nos teatros do SESC Duque de Caxias e SESC Madureira, respectivamente. Formado por Bethi Albano (voz e viola caipira), Lars Hokerberg (voz e acordeon), Dudu Godoi (voz e zabumba), Maria Clara (voz e percussão) e Gaia Sanvicente (dançarina brincante) – com participação especial de Itana Gomes (dançarina brincante), Clarice Albano e Juliano Maciel – o grupo irá revisitar festas, folguedos e tradições da cultura popular brasileira, oferecendo ao público uma amostra da pesquisa que Bethi Albano desenvolve há mais de 30 anos como professora de música, compartilhando canções, danças e brincadeiras do universo encantado do Brasil profundo. As apresentações acontecerão em clima bem familiar, uma vez que a pequena Maria Clara, de sete anos, é neta de Bethi Albano, e estará no palco junto com seus pais, Clarice e Juliano.

Com entrada gratuita, o show compartilha toda a riqueza da cultura popular brasileira através de sua diversidade de canções, danças e brincadeiras. Essa riqueza encontrada em cada canto do nosso imenso país, em suas festas, folguedos e tradições, é matéria prima na confecção de uma colcha de retalhos musicais. Durante a apresentação, o grupo convida as crianças e suas famílias para brincar, dançar e cantar baião, coco, cacuriá, carimbó, boi, ciranda e cantigas infantis. À medida que o show acontece, brincadeiras e interações com o público são propostas, criando um espetáculo único a cada edição.

Foto: Leo Avila

O projeto Quintal Mágico começou em agosto de 2021 no Jardim São Cristóvão, onde completou cinco edições. Em abril de 2022 participou do Sábado Cultural no Jardim de Cultura João de Barro em Vargem Grande. Em 2022 participou no 3º Festival Rio de Violas, no Centro da Música Carioca, onde a viola é a artista principal. Oficinas, shows, palco aberto e várias outras atrações foram oferecidas ao público. Desde de março de 2022 o grupo se apresenta mensalmente no jardim do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, sempre com grande receptividade e carinho do público. Em 2023 realizou três apresentações no Parque Lage compondo a programação do Festival Internacional de Linguagens – FIL cosmogonia das Infâncias. O grupo também integrou a programação do projeto Cultura do Bem Viver, projeto contemplado pelo Fomento à Cultura Carioca – FOCA. Em novembro de 2023 se apresentaram na inauguração da Galeria de Artes NAU CULTURAL. Atualmente, se apresentaram na EcoVilla Ri Happy e três vezes no Museu do Pontal, com muito êxito, público numeroso e bastante participativo.

Programação:

Bethi Albano e O Quintal Mágico

  • Dia 6/9, sábado – SESC Duque de Caxias

Horário: 15h
Entrada gratuita
Endereço: Rua General Argolo, 47 – Centro, Duque de Caxias – RJ

  • Dia 7/9, domingo – SESC Madureira

Horário: 15h
Entrada gratuita
Endereço: R. Ewbank da Câmara, 90 – Madureira, Rio de Janeiro – RJ

Foto: Leo Avila

INTEGRANTES:

  • Bethi Albano – Voz e viola caipira

Bethi Albano é carioca, cantora, compositora e professora de Música. Com suas filhas criou o grupo Filhas da mãe. Com Luhli gravou o CD Todo céu pra voar. Participou dos grupos Batucantá, As Três Marias, Divino Emaranhado, entre outros. Em 2020 lançou o clipe Rabo de foguete e seu segundo CD autoral, Embrulha pra presente. Em 2021 lançou o clipe Taioba de enfeite. Em 2022 realizou shows de lançamento do álbum e no 1º semestre de 2023 participou da turnê Sesc Pulsar, apresentando “Embrulha pra presente” em sete unidades do Sesc RJ. É professora de música na Faculdade Pró-saber. Há trinta anos é professora da Escola e Faculdade de Dança Angel Vianna. Foi professora durante vinte e cinco anos na Universidade Estácio de Sá e no Centro Educacional Anísio Teixeira – Ceat. Ao longo desses anos também lecionou na Escola Nacional de Circo, no grupo de teatro Moitará, entre outros.

  • Dudu Godoi – Voz e zabumba

Dudu Godói é catarinense, criado no Rio de Janeiro, compositor, violonista, cantor, percussionista e flautista. Gravou o primeiro disco autoral em 2011, o segundo com o grupo Yamã em 2015, e o último em 2016 – Dudu Godoi e Forróbodó. No momento está preparando o terceiro disco para 2023. Iniciou seus estudos musicais no Conservatório de Música da Ilha do Governador. Acompanhou o processo de criação e filosofia de vida do compositor baiano Elomar Figueira. Estudou flauta, violão e canto na Escola de Música Villa Lobos participando de orquestras e grupos corais. Como flautista, integrou diversos grupos como Gafieira de Minuta, Forró d’uma Figa, Roda de Bamba, entre outros e acompanhou músicos consagrados como Marcelo Bernardes, Walter Silva, Wilson das Neves, Elza Soares, Jorge Aragão, entre outros, se apresentando em teatros, bares e festivais pelo país, experimentando diferentes gêneros musicais. Em 2019, foi convidado para participar do Festival ForróFieira em Barcelona e teve a canção “Balaio da Nega” selecionada para participar do FENFIT 2019. Em 2021 foi selecionado para o Festival Rio de Janeiro, pela Lei Aldir Blanc de acesso a Cultura com a composição Ela Adora.

  • Lars Hokerberg – Voz e acordeon

Lars Hokerberg é pianista, acordeonista, compositor, arranjador, carioca, filho de sueco com baiana, criado no Rio de Janeiro, onde mora. Tocou com vários artistas consagrados como Tânia Alves, Edson Celulari, Tchakabum, Bebeto, Cid Guerreiro, entre outros. Atualmente integra O Quintal Mágico com Bethi Albano e Dudu Godoi, o Cirandinha de Bebê e Cia com Marcela Terry e o Caraforró com Gilberto Teixeira. Gravou seu primeiro CD autoral em 2010 com choros e sambas no acordeon. Em janeiro de 2022 participou do festival Acordes do Amanhã, apresentando o repertório de seu CD autoral Casa Cheia. Morou em Marseille, França entre 1993 e 1995, onde participou da Festa do Sul em 4 apresentações com grupos diferentes, dentre eles Falou Nday com o grupo Sap Sap (Senegal), Hakim Hamadouche (Argelia), Silvio Ricardi (BahiaBrasil), Escola de samba de Marseille e o percussionista Sergio Otanasetra (Bahia – Brasil). Ainda na França tocou com Antenor Borgea (Maranhão – Brasil) e Antonio Negro (Espanha).

  • Maria Clara – Voz e percussão

Maria Clara é uma cantora de 7 anos, participante do Quintal Mágico desde os 3 anos. Desde de bebê foi embalada pelas cantigas populares e sua paixão pela música só cresceu, criando um repertório muito especial com sua avó Bethi Albano. Também é muito estimulada pelas aulas de música em sua escola Jangada. Com seu talento vocal e presença encantadora no palco, ela tem conquistado o coração do público.

  • Gaia Sanvicente – Professora Brincante

Gaia é brincante, mãe, professora, produtora cultural e criadora do Laboratório Criativo Prabrincá. Mestre em Educação pela UFRJ-2023 tendo o foco de sua pesquisa em Infâncias, arte e territórios. Desde 2005 desenvolve brincadeiras, práticas, pesquisas e produções artísticas/educativas para crianças abrangendo: a cultura popular; a música; as artes plásticas; o circo; o teatro; a literatura e; as contações de histórias. Integrou diversos coletivos artísticos que promovem espetáculos de rua e oficinas.

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *