A Rio+Saneamento deu um passo importante na ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Paracambi com a inauguração, nesta quarta-feira (27/08), da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Lages, que está em fase de pré-operação. Totalmente reformada pela concessionária, a unidade atenderá cerca de 4 mil moradores dos bairros Lages e Bom Jardim, trazendo ganhos diretos para a preservação ambiental, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da população.
A ETE Lages, possibilitará a integração de mais 21 km de redes coletoras de esgoto ao sistema do município, ampliando a cobertura de tratamento e contribuindo diretamente para a saúde pública dos moradores da região, proporcionando mais qualidade de vida.
O aporte faz parte do conjunto de ações que a Rio+Saneamento vem promovendo em Paracambi, onde já foram investidos R$ 26,3 milhões em melhorias no saneamento básico. Nos últimos meses, a companhia também reformou e reativou as estações de tratamento dos bairros Guarajuba e Centro, ações que resultaram em um aumento significativo do volume de esgoto tratado. Com as três unidades em operação, o município terá capacidade de tratar aproximadamente 86 milhões de litros de esgoto por mês – o equivalente a 35 piscinas olímpicas mensalmente.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de Daniel Carcau, superintendente da Casa Civil; do diretor Institucional da Rio+Saneamento, Carlos Gontijo; do superintendente regional da concessionária, Marcelo Luvisotto; além de outros representantes da empresa.
Durante o evento, Daniel Carcau parabenizou a concessionária pela instalação de mais uma unidade de tratamento de esgoto em Paracambi e pelos avanços alcançados desde a concessão, em 2022. “É uma honra estar aqui e ver o progresso que a Rio+Saneamento, vencedora do Bloco 3, tem proporcionado ao Rio de Janeiro. Os resultados são notáveis e, hoje, quero apenas parabenizar todos vocês pelo excelente trabalho que vêm realizando em nosso estado”, afirmou.
O diretor Institucional da Rio+Saneamento, Carlos Gontijo, destacou que a nova ETE trará benefícios diretos à cidade. “Em breve, Paracambi passará a receber recursos do ICMS Verde. Ou seja, além de melhorarmos as condições dos rios para a população, também vamos gerar novas receitas para o município”, explicou.
O superintendente regional da Rio+Saneamento, Marcelo Luvisotto, ressaltou a importância da obra. “A inauguração da ETE de Lages amplia de forma significativa a capacidade de tratamento de esgoto do município. Essa estrutura, somada às demais intervenções realizadas recentemente, garante mais eficiência ao sistema. Nosso compromisso é seguir investindo em soluções que impulsionem o desenvolvimento da cidade e elevem a qualidade de vida da população”, destacou.
Sobre a Rio+Saneamento
A Rio+Saneamento leva toda a experiência de mais de 25 anos do Grupo Águas do Brasil – um dos maiores do setor e líder no ranking do Trata Brasil no estado do Rio de Janeiro -para prestar um serviço com foco na preservação do meio ambiente, cuidado com as pessoas e atenção especial ao desenvolvimento das regiões. A Concessionária iniciou as operações em 1º de agosto de 2022, com o compromisso de realizar um investimento de mais de R$ 4 bilhões ao longo dos 35 anos de concessão, com foco na prestação de serviços a 2,6 milhões de pessoas.
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.