O legado de mestres como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa e Jacob do Bandolim é a base do ensino que a Escola de Música da AMC vem dando às crianças e jovens da Baixada Fluminense, há mais de 25 anos. Atualmente, 110 meninas e meninos estão aprendendo a tocar instrumentos de sopro, de corda e de percussão num casarão em Vilar dos Teles, no município de São João de Meriti. No sábado de 30 de agosto, às 14 horas, com entrada grátis, será uma excelente oportunidade para conferir o talento destas crianças e jovens no já tradicional show Grande Festa no Quintal da AMC. No melhor estilo ‘terreirão’, o público se diverte e se emociona ao ar livre, rodeado de árvores como Pau Brasil, mostrando sem deixar dúvida de que todo o trabalho feito por ali está diretamente ligado às raízes da cultura brasileira.
Para manter suas atividades, a AMC conta com recursos do Governo Federal e da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura.
Para se ter uma ideia do alto astral que este show proporciona, basta dar uma olhada neste breve vídeo que mostra um apanhado das apresentações da Grande Festa no Quintal da AMC em dezembro de 2024.
Sobre a Escola de Música da AMC
Entre os projetos desenvolvidos na Escola de Música da AMC estão a ‘Formação de Monitores de Música’, ‘Formação de Professores de Música, ‘Oficinas de Samba e Choro’, ‘A AMC na Escola Pública / A Escola Pública na AMC’ e ‘Oficinas Lúdicas / Troca de Saberes com a UFRJ’. Mais do que uma alternativa de informação, a instituição é um lugar de formação profissional: todos os que hoje trabalham na AMC são fundadores e os professores foram formados na própria Escola de Música. Toda a metodologia de aprendizado está montada em cima do trabalho coletivo e na formação de grupos musicais. Além das aulas de música, os alunos recebem informações por meio de programas de vídeo, palestras, cursos, intercâmbio com outras escolas, passeios, oficinas, etc. A Escola funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O aluno que tem instrumento próprio frequenta a Escola três vezes por semana, enquanto aqueles que não possuem instrumento (90% dos discentes) frequentam diariamente. Detalhe importante: todos os alunos aprendem a ler partitura.
Recentemente, a Escola de Música da AMC foi anunciada entre os vencedores do Prêmio Periferia Viva 2024, na Categoria ‘Cultura e Identidade Periférica’. O Prêmio Periferia Viva é uma iniciativa do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias. A entrega da honraria foi no dia 28 de novembro, no Museu Nacional da República, em Brasília. A Escola de Música da AMC também é vencedora do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2024 na categoria ‘Cidadã’. Concedido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, a honraria foi entregue no dia 4 de dezembro, também em Brasília.

Ao longo deste um quarto de século, a Escola da AMC tornou-se um lugar de encontros, de estudos, de lazer, de entretenimento e de informação. Mensalmente, grupos de alunos fazem apresentações musicais nas Escolas Públicas da Baixada Fluminense. “Trabalhamos com crianças e jovens carentes de formação, informação e cidadania. O jovem que tiver aptidão para a música encontra, em nossa Escola de Música, toda a formação teórica e prática do seu instrumento e, além de se tornar um instrumentista, pode vir a ser um monitor, um instrutor e professor de música”, afirma Lena Souza, Diretora da Escola de Música da AMC.
Serviço
Grande Festa no Quintal da AMC
Escola de Música da AMC
30 de agosto(sábado), às 14 horas
Entrada GRÁTIS
Endereço: Rua Duque de Caxias, 536 – Vilar dos Teles – São João de Meriti – RJ
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.