O carnaval já começa a ganhar forma na Marquês de Sapucaí! A partir deste sábado (25), às 19h, tem início a temporada de ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Com entrada gratuita, o evento é um aquecimento para o maior espetáculo da Terra e uma chance única de sentir a energia das comunidades e o poder dos sambas-enredo antes dos desfiles oficiais.
A primeira noite traz a Unidos de Padre Miguel, que celebra seu retorno ao Grupo Especial após 53 anos, seguida pela Unidos da Tijuca e pela Mocidade Independente de Padre Miguel. Mas, ao longo da programação, os olhares estarão voltados para duas potências da Baixada Fluminense: Beija-Flor de Nilópolis e Acadêmicos do Grande Rio.
A Beija-Flor, com sua tradição de campeonatos memoráveis, promete transformar o sambódromo em uma extensão de Nilópolis já no dia 1º de fevereiro, às 20h40. Reconhecida por seus desfiles grandiosos e sambas inesquecíveis, a escola retorna no dia 22 de fevereiro, quando os testes de som e luz da Sapucaí deixarão a avenida ainda mais vibrante.
Já a Grande Rio, dona de um desfile eletrizante que lhe rendeu o vice-campeonato em 2024, promete incendiar o público em sua primeira passagem no dia 8 de fevereiro, às 22h20. Famosa por suas inovações e por representar Duque de Caxias com muita energia, a escola volta a brilhar no dia 23 de fevereiro, quando também fará parte dos ajustes técnicos do sambódromo.
A magia dos ensaios técnicos
Os ensaios técnicos são muito mais do que um teste: são uma celebração. É o momento em que as comunidades pisam na Sapucaí para sentir o chão tremer ao som de suas baterias, ensaiar coreografias e afinar o entrosamento entre alas. Embora os carros alegóricos e fantasias ainda não estejam presentes, o clima de emoção e pertencimento toma conta da avenida.
Para Natalia Louise, diretora de comunicação da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), os ensaios são um evento à parte. “É um momento especial de conexão entre as escolas de samba e seus torcedores”, destacou.
Agenda repleta de samba até o carnaval
Até 15 de fevereiro, três escolas se apresentarão a cada sábado na Sapucaí. Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, os ensaios terão o reforço de testes de som e luz, além da tradicional lavagem simbólica da pista no dia 22.
O carnaval carioca deste ano, pela primeira vez, terá três noites de desfiles oficiais, marcados para os dias 2, 3 e 4 de março, prometendo um espetáculo ainda maior.
Agenda de ensaios do Grupo Especial
- 25 de janeiro
19h – Unidos de Padre Miguel
20h40 – Unidos da Tijuca
22h20 – Mocidade Independente
- 1º de fevereiro:
19h – Paraíso do Tuiuti
20h40 – Beija-Flor
22h20 – Mangueira
- 08 de fevereiro:
19h – Vila Isabel
20h40 – Portela
22h20 – Grande Rio
- 15 de fevereiro:
19h – Salgueiro
20h40 – Imperatriz Leopoldinense
22h20 – Viradouro
- 21 de fevereiro (teste de luz e som):
21h – Unidos de Padre Miguel
22h40 – Unidos da Tijuca
0h30 – Mocidade Independente
1h40 – Paraíso do Tuiuti
- 22 de fevereiro (teste de luz e som):
18h – Lavagem da pista (cerimônia simbólica)
19h – Beija-Flor
20h30 – Mangueira
22h10 – Vila Isabel
23h50 – Portela
- 23 de fevereiro (teste de luz e som):
19h – Salgueiro
20h30 – Grande Rio
22h10 – Imperatriz Leopoldinense
23h50 – Viradouro
Acompanhe o BRAVA nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, TikTok, X e LinkedIn).