Beija-flor de Nilópolis

História

A Beija-Flor de Nilópolis nasceu como um bloco carnavalesco em 25 de dezembro de 1948, fundado por um grupo de amigos formado por Milton de Oliveira (Negão da Cuíca) e Edson Rodrigues (Edinho do Ferro Velho), que se reuniu para reviver a folia após a extinção de outros blocos locais. Em pouco tempo, o bloco conquistou seu espaço, vencendo campeonatos municipais até 1953, quando decidiu se transformar em escola de samba e ingressar oficialmente nos desfiles do Rio de Janeiro, tornando-se uma referência no segundo grupo carioca.

A escola ganhou notoriedade sob a liderança de Nelson David, eleito presidente em 1972, e, posteriormente, com a chegada de Joãozinho Trinta como carnavalesco em 1976. Joãozinho trouxe inovações impactantes, como o enredo “Ratos e urubus, larguem a minha fantasia” em 1989, onde polemizou ao desfilar com uma alegoria coberta de lixo, provocando reações do público e da mídia. Esses desfiles marcantes, mesmo quando não resultaram em vitórias, consolidaram a Beija-Flor como uma das escolas mais influentes e admiradas do carnaval carioca.

Nos anos 2000, a Beija-Flor continuou a acumular títulos e se manteve nas primeiras colocações, com destaque para o tricampeonato de 2003 a 2005. Em 2011, homenageou o cantor Roberto Carlos, e, em 2015, foi campeã com um enredo sobre a Guiné Equatorial. Em cada desfile, a escola reafirma seu papel no carnaval brasileiro com uma trajetória de ousadia, inovação e histórias que celebram culturas diversas.

Carnaval 2026

Ficha técnica

Nome da escola: G.R.E.S. BEIJA FLOR DE NILÓPOLIS
Cores: Azul e Branco
Símbolo: Beija-Flor
Data de fundação: 25/12/1948
Quadra: Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1025 – Nilópolis 
Presidente: Almir Reis
Presidente de Honra: Aniz Abrahão David
Vice-presidente: 
Carnavalesco: João Vitor Araújo
Diretor de Carnaval: Marquinho Marino
Intérprete: Neguinho da Beija-Flor
Mestres de Bateria: Rodney e Plínio
Rainha de Bateria: Lorena Raissa
1º Casal de Mestre Sala e Porta-Bandeira: Claudinho e Selminha Sorriso
Comissão de Frente: Jorge Teixeira e Saulo Finelon
Diretor de Harmonia:
Diretor de Barracão:
Diretor de Passistas:
Presidente da Velha Guarda:

Enredo & Samba

Enredo 2026: “Laíla de Todos os Santos, Laíla de Todos os Sambas”

Últimas da Beija-Flor

Curtir isso: