Após uma curta temporada esgotada no Teatro Ruth de Souza, dentro do Parque Glória Maria, “Medeia” tem sua estreia marcada para o dia 17 de Agosto no Teatro Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu. A peça reconta a história de uma mulher destruída pela vida e pelos homens ao seu redor. Medeia, após ter matado seu irmão e abandonado sua família, é exilada em Corinto junto ao seu marido, Jasão, e seus dois filhos. Mas quando Jasão a trai com a filha do Rei Creonte, ações desesperadas em busca de vingança são tomadas.
Com somente três atores em cena e um cenário minimalista composto por uma grande caixa de areia como o principal elemento cenográfico, é possível adentrarmos na Grécia a.C que ecoa sobre a nova adaptação realizada pelo diretor Gabriel Ribeiro, marcando a primeira montagem da Catártica Produções.

Essa releitura se deu pela vontade do diretor de contar uma história clássica que ainda fosse tão atual e relevante. “É um conto de toxicidade e liberdade. Jasão tira Medeia de seu lar, exila-a e depois a descarta. Faz com que ela tenha filhos que, embora amados, não foram desejados por ela. A escolha final de Medeia é um ato de libertação, uma tentativa de recuperar sua vida. Nossa intenção é criar um espaço para reflexão, onde o público possa questionar as complexas camadas da condição humana.” – diz Gabriel Ribeiro.
A história serve como um lembrete de como o abuso psicológico pode ser destrutivo e de longo prazo, afetando profundamente a saúde mental e emocional das vítimas. Embora seja uma narrativa mitológica antiga, a mensagem do espetáculo permanece relevante nos dias de hoje.
Sobre a Catártica e a Caraduá
A Catártica Produções é uma recente produtora cultural focada em difundir teatro e audiovisual, idealizada por Gabriel Ribeiro – formado em Cinema e Audiovisual pela ESPM, além de ter trabalhado como produtor ao lado de Marcelo Gianinni e ter trabalho como diretor cênico de espetáculos na Baixada Fluminense. Em parceria com a Arglos Entretenimento, a Catártica produz o seu primeiro curta metragem “Marulho”, já em finalização e com data prevista de estreia para o segundo semestre de 2024.

A Caraduá Produções é uma produtora de ideias focada na realização e difusão do audiovisual no Brasil. Desde 2012, a empresa tem promovido a inclusão social através do cinema, destacando-se com o documentário “Retângulos Brancos”. Em parceria com a Jurubeba Produções, realizou mostras audiovisuais em homenagem a Roberto Farias. A Caraduá também criou o Cineclube Quase Catálogo para promover filmes dirigidos por mulheres, alcançando um público significativo em suas exibições no Cinema da UFF.
Ficha técnica
Elenco: Tuanny Kriss, Marlon Vares e Gabriel Ribeiro.
Texto: Eurípedes.
Adaptação e Direção Geral: Gabriel Ribeiro.
Assistência de Direção e Preparação de Corpo: Tuanny Kriss.
Coreografia: Marlon Vares.
Cenário: Larissa Esposto.
Figurino: Jamile Chalupe.
Assistência de Figurino e Costura: Neife Amin Chalupe.
Iluminação: Bex e Karine Lopes.
Trilha Sonora Original e Operação de Som: Patrick Barbosa.
Produção Executiva: Hadija Chalupe.
Assistência de Produção: Isaac Brian.
Fotos: Danilo Sérgio.
Realização: Catártica Produções e Caraduá Produções.
Apoio: Prefeitura de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura e FENIG.
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.