Casarão Cultural de Duque de Caxias: uma nova referência na cultura da Baixada

No centro geográfico de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, um espaço cultural está se tornando uma verdadeira referência para os amantes das artes e da cultura. O Casarão Cultural de Duque de Caxias, localizado no bairro Jardim Primavera, representa um movimento de resiliência e transformação, onde a ausência de aparelhos públicos levou a comunidade a criar uma alternativa para desenvolver suas atividades culturais e artísticas.

No cenário cultural efervescente da Baixada, o Casarão surge como um farol de criatividade e inclusão. O espaço abriga coletivos culturais, eventos, atividades e movimentos que são a espinha dorsal da expressão artística da região. Além de promover eventos culturais, o Casarão também coloca um grande foco na formação artística e na articulação comunitária para valorizar as políticas públicas culturais da cidade.

“A razão que nos move é a ausência de espaços, de aparelhos públicos. O movimento popular, os coletivos se organizaram para preparar a casa aqui em Jardim Primavera, e transformar em um espaço de referência”, explica Antônio Carlos de Oliveira, voluntário no Casarão e membro de coletivos como o Marimba Literária e Rock Popular Caxiense.

Luta pelo reconhecimento

A grande luta atualmente é pelo reconhecimento do papel essencial do Casarão não apenas para Jardim Primavera, mas para o segundo distrito e toda Duque de Caxias. O objetivo é fazer com que mais pessoas saibam da existência e importância deste espaço. O Casarão oferece visibilidade a movimentos que antes eram marginalizados e está empenhado em se consolidar como um local de cultura vital.

A busca pelo reconhecimento é uma via de mão dupla, onde o Casarão não apenas anseia pelo apoio da comunidade, mas também oferece oportunidades para que todos possam contribuir.

Foto: Matheus Santos / BRAVA

Economia Criativa

Além de ser um celeiro cultural, o Casarão destaca a importância da cultura como um motor econômico. No Casarão a economia criativa floresce, mostrando que a cultura é mais do que uma expressão artística, é um catalisador da economia local.

“O que a gente tem feito é fazer com que as pessoas entendam que a cultura não é só lazer, ela é geração de renda, ela gera emprego e aqui é um espaço para que a gente possa gerar cada vez mais não só produção artística, mas a questão da economia”, destaca Antônio.

Como ajudar?

Existem várias maneiras de apoiar o Casarão, desde doações até oficinas e eventos. Por ser um imóvel dos anos 50, o espaço ainda precisa de algumas reformas para poder funcionar plenamente. Por isso, os responsáveis pelo projeto disponibilizam o PIX para ajuda financeira no perfil do instagram (casaraoculturaldc). Porém, quem quiser contribuir como voluntário também pode entrar em contato pela rede social.

O Casarão Cultural de Duque de Caxias tem uma trajetória de resiliência e dedicação. Com história, recursos humanos valiosos, vontade e determinação, a perspectiva é consolidar o Casarão como um espaço cultural vivo, rico, popular e solidário na cidade. Hoje o local funciona como um farol cultural que ilumina o caminho para um futuro mais brilhante em Duque de Caxias, onde a arte e a cultura podem prosperar, independente dos desafios. É uma comunidade unida pelo amor à cultura, pela inclusão e pelo desejo de construir um futuro mais rico e vibrante para todos.

O Casarão Cultural fica na Av. Primavera, 761, em Jardim Primavera, 2º distrito de Caxias.

Entrevista

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

2 thoughts on “Casarão Cultural de Duque de Caxias: uma nova referência na cultura da Baixada

  1. Matéria linda! Vocês são ótimos! Gostamos muito do conteúdo! Parabéns!! O Casarão da Cultura de Duque de Caxias agradece por todo apoio!!

  2. “Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura.”
    Herbert José de Sousa (Betinho), sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *