Câmara de Caxias inicia os trabalhos com apresentação de projetos de lei e indicações à prefeitura

Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Duque de Caxias

A Câmara dos Vereadores de Duque de Caxias realizou a primeira sessão plenária de fevereiro na terça-feira (02/02), com a presença de 25 vereadores. O presidente Celso do Alba (MDB) foi o responsável por comandar os trabalhos. Ele aproveitou a ocasião para dar as boas-vindas aos novos componentes da Casa.

– Quero dizer que não existe ninguém mais importante nesta Casa. Todos nós somos iguais. Fomos eleitos pelo voto popular e tenho certeza que nós faremos o melhor. Temos a ajuda de um prefeito ‘fazedor’ que é o Washington Reis. Ele é um líder merecedor de toda honra e que Deus possa abençoar a vida dele. Faremos história juntos nessa 19º legislatura. Me coloco a disposição para transformar a vida das pessoas e tornar Duque de Caxias um exemplo de cidade. Sejam bem-vindos! – disse Celso do Alba.

O primeiro secretário Claudio Thomaz (DEM) fez a leitura do expediente do dia. Na pauta, três Projetos de Lei foram vetados pelo prefeito Washington Reis (MDB). O primeiro veto foi para o projeto nº 178/2020, que considera Órgão de Utilidade Pública. O segundo, de nº 183/2020, denomina logradouro público a praça Maria Fernandes de Araújo, que será construída no bairro Periquito, no 1º distrito. O terceiro veto, de nº 1842020, denomina a UBS Pastora Rosângela Cristina Oliveira do Couto em um equipamento público a ser implementado também no bairro Periquito.

Durante a sessão também foi apresentada a mensagem do prefeito Washington Reis que instituiu o Programa Municipal de Aprendizagem de Duque de Caxias, denominado “Primeira Chance”. O vereador Claudio Thomaz prosseguiu a leitura relatando quinze indicações de outros vereadores, um requerimento e seis processos.

Questionamentos sobre a Cedae

Logo que a tribuna foi aberta, os vereadores se manifestaram sobre a Cedae. O vereador Vitinho Grandão (SD) alertou para os impactos que o município pode sofrer com uma possível venda da empresa e pediu que fossem discutidas propostas para essa situação. Os vereadores Alex Freitas (SD), Catiti (Avante), Alex da Juliana do Taxi (MDB) e Leide (PRB) se manifestaram sobreo assunto.

– O prefeito Washington Reis esteve nesta semana com o Drº Humberto, diretor da unidade da Cedae em Duque de Caxias, e mostrou as suas iniciativas, mesmo não sendo da sua competência, mas mais uma vez ele se mostrou à frente, pois pretende começar as obras de abastecimento de água no 2º distrito, beneficiando 150 mil pessoas – comentou a vereadora Leide.

Veja também:

Vereadores aprovam mudança que acaba com o monopólio das funerárias em Caxias

Prefeito Washington Reis e deputado Rosenverg percorrem obras em Caxias

Críticas ao transporte público

O vereador Júnior Uios (MDB) fez críticas aos transportes da cidade. Ele expressou o desejo de ter um modelo novo, como existe na China com tarifas únicas.

O vereador Alex da Juliana do Taxi também fez críticas às empresas de ônibus e disse que o município vive situação caótica.

Covid-19

As vítimas da Covid-19 também foram lembradas durante a sessão. Ao subir à tribuna, o vereador Dr. Maurício (Avante) pediu um minuto de silêncio em respeito às pessoas que perderam a vida durante a pandemia e elogiou as ações do prefeito Washington Reis na luta contra o coronavírus.

O vereador Alex Freitas (SD) agradeceu à Secretaria Municipal de Saúde por ter atendido a sua solicitação de incluir os agentes de Saúde e de Endemias no plano de vacinação contra a Covid-19.

– Nós acompanhamos todos esses agentes que foram imunizados e é uma satisfação muito grande ver que Duque de Caxias tem sido um exemplo não só no estado, como no Brasil – destacou o vereador.

Quer saber mais sobre a politica da Baixada Fluminense? Acompanhe o BAIXADA POLÍTICA aqui e nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *