Esquerda se une e lança o ex-prefeito Zito como pré-candidato à prefeitura em Duque de Caxias

Foto: George Fant

As diferenças foram acertadas e o martelo foi batido: Zito é o pré-candidato à Prefeitura de Duque de Caxias pela Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB). O cargo de vice será ocupado pela presidente municipal do PT, Aline Rangel. O lançamento da pré-candidatura foi feito em um evento que reuniu importantes nomes da Fe Brasi, na segunda-feira (01/04), como o deputado federal Lindbergh Farias, o deputado estadual Andrezinho Ceciliano, os ex-deputados André Lazaroni, Dica e Andreia Zito, o prefeito de Maricá Fabiano Horta e o ex-ministro Celso Pansera, além de pré-candidatos e lideranças locais, como Marcos Figueiredo.

Foto: William / Divulgação

Aos 71 anos, Zito mostrou que ainda tem muito a contribuir com a cidade, onde foi vereador por dois mandatos e prefeito por três.

“Não foi fácil a caminhada até aqui. Foram meses de construção para chegar nessa candidatura. É a união de forças das pessoas que querem o bem de Duque de Caxias. Esse foi o primeiro passo. Agora, vamos seguir nessa trajetória para resgatar a cidade. Quero agradecer a Gleisi Hoffmann e, em especial, ao André Lazaroni, que está sempre ao meu lado. Conto com o apoio de grandes gestores e políticos preocupados com o povo. Pretendo seguir as muitas iniciativas acertadas que foram implantadas em Maricá, graças ao Washington Quaquá, Fabiano Horta e Renato Machado, como a tarifa zero para os ônibus”, destacou Zito.

Foto: George Fant

André Lazaroni foi figura central nessa composição da chapa. Ainda no ano passado ele foi até o ex-prefeito e o convenceu a voltar à cena política. Durante o evento ele lembrou a trajetória e o legado de Zito e a importância da união da federação em torno de sua candidatura.

“O Zito simboliza a recuperação do amor verdadeiro pela cidade. Duque de Caxias precisa de alguém como Zito, que conhece a administração pública e que vem renovado, que quer uma Duque de Caxias que funcione. Nenhuma cidade resolve seus problemas sozinha. Tem que ter boa relação com o Estado e Governo Federal. Essa aliança com o PT é importante e fundamental para gerar resultados. Duque de Caxias precisa de gestão, de ouvir a população, de plano de governo, de água, esgoto, energia, segurança pública. O Zito sabe resolver. Sabe como fazer”, afirmou.

Foto: William / Divulgação

Mulher na vice

A exemplo dos mandatos anteriores, Zito repete a fórmula de ter em sua chapa uma vice mulher. A escolhida pela federação foi a presidente do diretório municipal do PT em Caxias, Aline Rangel. Ela se mostrou honrada com o convite e prometeu corresponder às expectativas depositadas.

“A população está cansada de sofrer. Andando pela cidade a gente sente o anseio da população pela volta do Zito. Estar na chapa com o Zito para mim é uma honra, um privilégio e eu vou fazer de tudo para representar muito bem todas as mulheres da nossa cidade”, disse.

Foto: William / Divulgação

Apoio dos líderes

Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann não pode estar presente, mas enviou uma mensagem onde deixou claro que Duque de Caxias será prioridade para o partido durante a campanha. Quem também enviou uma mensagem por vídeo foi o Secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano.

O deputado federal Lindbergh Farias se mostrou impressionado com a força de Zito na cidade, mesmo estando tanto tempo longe da política, e lembrou o legado do ex-prefeito.

“É emocionante a interação dele com as pessoas na rua. Chegou a hora do povo de Duque Caxias pensar nos que mais precisam, porque ter Zito como prefeito de Caxias é isso. Com o apoio do presidente Lula vai ser feita aqui uma grande parceria, uma união de forças, para melhorar a vida do povo trabalhador de Caxias. Zito tem capacidade para transformar a vida dos moradores de Duque de Caxias, como já fez em outras oportunidades. A maior missão é devolver a esperança para essa cidade, para essa população sofrida, desamparada e desassistida. O PT apoia e reconhece Zito como um grande político que é. Não poderia ser diferente. O PT confia no Zito porque é o melhor candidato”, declarou o parlamentar.

Foto: William / Divulgação

Calendário eleitoral

Com a confirmação da pré-candidatura de Zito, o município de Duque de Caxias já possui quatro prováveis candidatos na eleição de 2024: Zito (PV), Netinho Reis (MDB), Celso do Alba (União) e Wesley Teixeira (PSB). 

As convenções para definir a escolha dos candidatos devem ser realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto e os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar os nomes na justiça eleitoral. O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral.

Até lá muita coisa pode mudar, com novos nomes surgindo e outros saindo da disputa. O BAIXADA POLÍTICA segue acompanhando a movimentação. 

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *