
As diferenças foram acertadas e o martelo foi batido: Zito é o pré-candidato à Prefeitura de Duque de Caxias pela Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB). O cargo de vice será ocupado pela presidente municipal do PT, Aline Rangel. O lançamento da pré-candidatura foi feito em um evento que reuniu importantes nomes da Fe Brasi, na segunda-feira (01/04), como o deputado federal Lindbergh Farias, o deputado estadual Andrezinho Ceciliano, os ex-deputados André Lazaroni, Dica e Andreia Zito, o prefeito de Maricá Fabiano Horta e o ex-ministro Celso Pansera, além de pré-candidatos e lideranças locais, como Marcos Figueiredo.

Aos 71 anos, Zito mostrou que ainda tem muito a contribuir com a cidade, onde foi vereador por dois mandatos e prefeito por três.
“Não foi fácil a caminhada até aqui. Foram meses de construção para chegar nessa candidatura. É a união de forças das pessoas que querem o bem de Duque de Caxias. Esse foi o primeiro passo. Agora, vamos seguir nessa trajetória para resgatar a cidade. Quero agradecer a Gleisi Hoffmann e, em especial, ao André Lazaroni, que está sempre ao meu lado. Conto com o apoio de grandes gestores e políticos preocupados com o povo. Pretendo seguir as muitas iniciativas acertadas que foram implantadas em Maricá, graças ao Washington Quaquá, Fabiano Horta e Renato Machado, como a tarifa zero para os ônibus”, destacou Zito.

André Lazaroni foi figura central nessa composição da chapa. Ainda no ano passado ele foi até o ex-prefeito e o convenceu a voltar à cena política. Durante o evento ele lembrou a trajetória e o legado de Zito e a importância da união da federação em torno de sua candidatura.
“O Zito simboliza a recuperação do amor verdadeiro pela cidade. Duque de Caxias precisa de alguém como Zito, que conhece a administração pública e que vem renovado, que quer uma Duque de Caxias que funcione. Nenhuma cidade resolve seus problemas sozinha. Tem que ter boa relação com o Estado e Governo Federal. Essa aliança com o PT é importante e fundamental para gerar resultados. Duque de Caxias precisa de gestão, de ouvir a população, de plano de governo, de água, esgoto, energia, segurança pública. O Zito sabe resolver. Sabe como fazer”, afirmou.

Mulher na vice
A exemplo dos mandatos anteriores, Zito repete a fórmula de ter em sua chapa uma vice mulher. A escolhida pela federação foi a presidente do diretório municipal do PT em Caxias, Aline Rangel. Ela se mostrou honrada com o convite e prometeu corresponder às expectativas depositadas.
“A população está cansada de sofrer. Andando pela cidade a gente sente o anseio da população pela volta do Zito. Estar na chapa com o Zito para mim é uma honra, um privilégio e eu vou fazer de tudo para representar muito bem todas as mulheres da nossa cidade”, disse.

Apoio dos líderes
Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann não pode estar presente, mas enviou uma mensagem onde deixou claro que Duque de Caxias será prioridade para o partido durante a campanha. Quem também enviou uma mensagem por vídeo foi o Secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano.
O deputado federal Lindbergh Farias se mostrou impressionado com a força de Zito na cidade, mesmo estando tanto tempo longe da política, e lembrou o legado do ex-prefeito.
“É emocionante a interação dele com as pessoas na rua. Chegou a hora do povo de Duque Caxias pensar nos que mais precisam, porque ter Zito como prefeito de Caxias é isso. Com o apoio do presidente Lula vai ser feita aqui uma grande parceria, uma união de forças, para melhorar a vida do povo trabalhador de Caxias. Zito tem capacidade para transformar a vida dos moradores de Duque de Caxias, como já fez em outras oportunidades. A maior missão é devolver a esperança para essa cidade, para essa população sofrida, desamparada e desassistida. O PT apoia e reconhece Zito como um grande político que é. Não poderia ser diferente. O PT confia no Zito porque é o melhor candidato”, declarou o parlamentar.

Calendário eleitoral
Com a confirmação da pré-candidatura de Zito, o município de Duque de Caxias já possui quatro prováveis candidatos na eleição de 2024: Zito (PV), Netinho Reis (MDB), Celso do Alba (União) e Wesley Teixeira (PSB).
As convenções para definir a escolha dos candidatos devem ser realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto e os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar os nomes na justiça eleitoral. O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral.
Até lá muita coisa pode mudar, com novos nomes surgindo e outros saindo da disputa. O BAIXADA POLÍTICA segue acompanhando a movimentação.
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.