O aumento das postagens nas redes sociais durante o Carnaval exige atenção redobrada de profissionais de todas as áreas. O alerta é do professor da Faetec Paiol Nilópolis, gestor de carreiras e especialista em treinamentos, Ricardo Machado, que chama a atenção para os riscos de exposição excessiva e impulsiva nesse período. “O folião deve ficar atento às postagens para evitar problemas com a imagem profissional”, recomenda.
Segundo Machado, muitas pessoas subestimam o impacto de fotos e comentários publicados em momentos de descontração. “A atenção nas redes sociais deve ser redobrada, porque uma vez postada a imagem que não colabora, mesmo que retirada depois, algum estrago já estará concretizado”, afirma. Para o especialista, uma simples fotografia fora de contexto pode gerar constrangimento e repercussões inesperadas no ambiente corporativo.
O professor universitário lembra que, embora a decisão de postar seja individual, o alcance é coletivo. “O que você posta na rede é decisão sua. Mas a imagem que você deseja passar vai para todos: amigos, RH, clientes, subordinados e também para o seu chefe”, alerta. De acordo com ele, uma publicação mal avaliada pode até levar líderes a reverem decisões importantes, como promoções e novas responsabilidades.

Machado também destaca que, após o compartilhamento, o controle sobre quem verá o conteúdo deixa de existir. “Depois que inventaram o compartilhar, não temos mais o controle sobre quem vai ver as imagens”, reforça. Por isso, o cuidado deve ser ainda maior entre gestores e profissionais que ocupam cargos de liderança, cujas atitudes costumam ser mais observadas e comentadas.
Como orientação prática, o especialista sugere conter a ansiedade e adiar postagens. “Vale um pequeno esforço para retardar a publicação para um momento em que a adrenalina já baixou e a emoção não esteja tão alta”, diz. Segundo ele, essa pausa ajuda a avaliar com mais prudência o que realmente deve ser compartilhado.
Além da imagem digital, Ricardo Machado chama atenção para os cuidados com a saúde no pós-Carnaval. Cansaço excessivo e exageros podem comprometer o desempenho profissional nos primeiros dias de trabalho. “Cuidar da carreira é uma tarefa para o ano todo. Então é bom atentar para alguns detalhes durante a tão esperada festa carnavalesca”, ressalta.
Para quem acredita que o ano só começa depois do Carnaval, o especialista deixa um conselho direto:“Começar o ano com uma boa imagem e zelar pela carreira é pensar em festejar o próximo Carnaval ainda com uma boa carreira”, finaliza.
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.



