Duque de Caxias foi o município que mais gerou empregos em julho, aponta Firjan

Com mais de 2 mil postos de trabalho criados, Duque de Caxias foi a cidade do Rio que mais gerou empregos no mês de julho. De acordo com análise da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), por meio da Plataforma Retratos Regionais, o resultado contribuiu para que a Baixada se destacasse entre as regiões fluminenses como a que mais contratou no período. O dado chama atenção no cenário global do estado, que sofreu queda na oferta de vagas formais, com apenas 6.119 empregos no mercado de trabalho.

Somados os resultados dos 14 municípios, a Baixada Fluminense teve, no período analisado, um saldo positivo de 2.772 vagas, o que representa 45,3% do registrado em todo o estado do Rio. O setor de Serviços (+2.062) foi o que mais ofereceu oportunidades, com a abertura de vagas para atividades de Consultoria em Gestão Empresarial, Transporte Rodoviário de Carga, Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo, Apoio à Gestão de Saúde e Transporte Rodoviário Coletivo. Entre os demais setores com saldo positivo em contratações estão: Comércio (+423), Construção (+331) e Agropecuária (+9). 

“O resultado do período mostra a gama de oportunidades que a região oferece para diferentes segmentos. A formação de mão de obra qualificada é fundamental para continuarmos com esses registros positivos pela Baixada”, destacou o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone.

No primeiro semestre do ano, o setor de Serviços também foi o que mais contribuiu para a geração de empregos. Foram criadas 6.528 vagas, com o maior registro de oportunidades na cidade de Seropédica (+2.244), Duque de Caxias (+1.162) e São João de Meriti (+1.140). As cidades de Mangaratiba (-160) e Paracambi (-68) foram as únicas que fecharam o semestre com saldo negativo.

No estado, resultado acumulado é inferior em relação ao período de janeiro a julho de 2024

A Firjan aponta que, com resultado de julho, o Rio de Janeiro ocupa a oitava posição entre os estados brasileiros que mais contrataram no período. Na comparação com julho de 2024, houve redução de 41% na geração de empregos. A análise também ressalta que o resultado acumulado do ano é 35% inferior em relação ao período de janeiro a julho do ano passado.

O setor de Serviços criou 1.444 vagas em julho de 2025, contra 6.796 em julho de 2024. Os segmentos de Alimentação, com 806 postos de trabalho fechados, e Administração Pública, Defesa e Seguridade Social, com saldo negativo de 958 vagas, foram os que mais puxaram o resultado de julho de 2025 para baixo. No ano passado, esses segmentos apresentaram, em julho, saldos positivos de 688 e 515 empregos, respectivamente.

O Comércio (+2.404) foi o que mais abriu vagas em julho deste ano – quase o dobro em relação a julho de 2024 (+1.211). O resultado também constitui o maior valor da série histórica para um mês de julho desde 2021, quando, na ocasião, foram gerados 4.730 empregos. O Comércio Varejista abriu 1.327 postos de trabalho no último mês de julho e o Comércio por Atacado, Exceto Veículos Automotores e Motocicletas, teve saldo positivo de 811 vagas. A Agropecuária gerou 38 empregos no mês.

Já o setor industrial – que contempla as indústrias de Transformação, Extrativa, Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública – abriu 2.233 postos de trabalho em julho deste ano – redução de 180 vagas em relação ao saldo de julho de 2024 (+2.413). Entre os segmentos industriais, a Construção (+675) foi a atividade que mais se destacou no resultado de julho de 2025, seguida por Atividades de Apoio à Extração de Minerais (+463), Fabricação de Produtos Alimentícios (+378), Fabricação de Coque, de Produtos Derivados do Petróleo e Biocombustíveis (+260), Eletricidade, Gás e Outras Utilidades (+248), Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (+224) e Metalurgia (+206).

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *