Série dirigida por Rei Black destaca personagens reais de Mesquita e alcança milhares de pessoas na rede social

Foto: Divulgação

Reconhecido por seus trabalhos no teatro, cinema e televisão, o ator e apresentador Rei Black volta às origens como idealizador, diretor e roteirista da série “Histórias da Nossa Área”, evidenciando personagens e expressões culturais de Mesquita, na Baixada Fluminense. Publicada no perfil do ator no Instagram (@reiblack), em formato de episódios curtos, a temporada inaugural já alcançou mais de 250 mil visualizações e vem provocando reflexões, orgulho e mobilização dentro e fora do município.

“Histórias da Nossa Área” é um projeto inédito em Mesquita, que ajuda a levantar e preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade mais nova do Estado do Rio de Janeiro, ainda em processo de escrever e afirmar a sua própria história.

Independente e financiado até então pelos próprios realizadores, o projeto está aberto a financiamentos e parcerias com marcas, instituições, veículos de mídia e organizações que invistam em cultura, memória e juventude, garantindo sua continuidade. A ideia é expandir para novas temporadas e até mesmo desdobrar o conteúdo em uma série maior.

Foto: Divulgação

“Já fomos vistos por milhares de pessoas e ainda estamos na primeira temporada. A procura é enorme, mas precisamos de apoio (parcerias) * para seguir com o projeto. Ainda existem muitas histórias a contar”, reforça Rei Black, ator que recentemente pôde ser visto simultaneamente em duas novelas de sucesso: “Mania de Você” e “Beleza Fatal”.

“O que me motivou a criar esse projeto foi manter a conexão com a minha essência, com as minhas raízes. Muitas vezes, quando atingimos outros patamares, a gente vai se afastando do nosso lugar de origem. Eu quis resgatar isso. É fazer o movimento sankofa, caminhar pra frente sem esquecer de onde eu venho. Criar esse projeto me fortalece e me impede de me perder nessa ascensão que o mercado propõe”, reflete o idealizador do projeto.

“Histórias da Nossa Área” foi produzida e filmada integralmente em Mesquita, apresentando seis episódios que dão visibilidade a moradores e fazedores culturais da cidade: Victor Oliveira (Produtor Cultural) , Marlon Brow (Bateboleiro), Reinaldo Ferreira ( especial dia dos pais ), Mãe Dofona de Omolu (Yalorixá) Mc Gd o Rei da Dança (MC e dançarino), Diego Godzilla (Influencer) e Mestre Colmeia (Compositor e Mestre de Capoeira).

Os temas atravessam cultura popular, espiritualidade, juventude, música, dança e ancestralidade. “Eu vi a capoeira sendo jogada na minha rua, o candomblé sendo tocado, os bailes de charme e de funk movimentando a cidade. É sobre não deixar essas histórias se apagarem. É manter viva a memória e a cultura desse lugar”, explica Rei Black.

Foto: Divulgação

O episódio de estreia alcançou organicamente cerca de 10 mil visualizações em 24 horas. 

Desde então, a série vem estimulando jovens e adultos da cidade a se reconhecerem como parte dessas histórias e a se interessarem pela produção cultural local. Além da audiência expressiva, o projeto já recebeu centenas de mensagens de moradores interessados em contar suas próprias histórias. “É um impacto que vai das crianças aos idosos. As pessoas começam a perceber suas potências ao se ver representadas nas narrativas. É uma forma de levantar artistas e vozes que muitas vezes não têm visibilidade”, completa o idealizador.

Embora tenha surgido de uma ideia de Rei Black, que assina roteiro, direção e apresentação, “Histórias da Nossa Área” nasce também da participação de sua família, colaboração direta de moradores de Mesquita e de sua equipe. “A verdade e o afeto estão em cada detalhe, do roteiro à edição. Essa verdade é o que emociona e conecta o público, porque ela é a essência de Mesquita”, resume o artista.

“Histórias da Nossa Área” também é uma realização do projeto Nós por Nós, que há cinco anos atua de forma autônoma e independente na valorização da cultura mesquitense. Neste período, o coletivo já realizou o premiado filme “Linhas”  e lançou o mini documentário “Nós por Nós – Chatuba de Mesquita / Ubuntu”, que retrata as experiências dos moradores com o território e ressalta a importância do fomento cultural para o fortalecimento e a emancipação da comunidade.

FICHA TÉCNICA

Idealização: Rei Black
Roteiro, direção e apresentação: Rei Black
Direção de Produção: Victor Oliveira
Direção de Mídia, edição e distribuição: Jennifer Oliveira
Direção de Fotografia: Jardel Brito
Piloto de Drone: Magno Oliveira
Catering: Eliane Silva / Quintal do Rei
Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria
Realização: Nós por Nós

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *