Governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), lançou, nesta quinta-feira (24/04), o programa Educautismo RJ, no auditório da Fundação Getúlio Vargas. Na ocasião, Bacellar também adiantou uma iniciativa da Alerj em benefício das pessoas que possuem neurodivergências.
“Vamos reformar um imóvel que pertence à Alerj para adequar e implantar um Centro de Diagnóstico e Terapia para Neurodivergentes, abrangendo espectro autista, TDAH, dislexia, dentre outros, com ênfase na criação de instalações adequadas e na aquisição de equipamentos que permitam promover e concluir um diagnóstico preciso para crianças e adolescentes”, anunciou Bacellar.
O evento na FGV contou com a presença do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, que elogiou a iniciativa em defesa da educação inclusiva.

O Educautismo RJ, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação, é voltado à formação de estudantes do Curso Normal (Formação de Professores) para atuação inclusiva com alunos autistas. O programa vai contar com formação híbrida (presencial e on-line), materiais didáticos exclusivos e reconhecimento para os participantes que se destacarem.
A intenção é preparar futuros professores desde o início da trajetória profissional, fortalecendo o olhar sensível, técnico e acolhedor necessário para atender os estudantes com transtorno do espectro autista.
O governador em exercício já solicitou a ampliação do programa para que as secretarias de educação dos 92 municípios possam aderir ao Educautismo RJ.
“Tudo começa pelos professores e este projeto capacita nossos mestres para cuidar, com técnica e acolhimento, dos nossos estudantes com transtorno do espectro autista. E não posso deixar de pensar nas redes municipais de ensino de todas as regiões do Estado. Por isso, vamos trabalhar ao lado do governador Cláudio Castro por essa integração com as secretarias municipais”, discursou Rodrigo Bacellar.
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.