Belford Roxo inaugura Complexo de Cidadania, padaria escola e nova secretaria voltada à população idosa

O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, e a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes, inauguraram nesta quarta-feira (9) o Complexo de Cidadania do município. O espaço fica localizado no andar superior do Restaurante do Povo, no Centro, e abriga também a nova sede da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e uma padaria escola.

“Fico feliz com esta inauguração, pois é mais cidadania para o município. Estamos desenvolvendo diversos programas com a ajuda do Governo do Estado”, afirmou Márcio Canella, ao lado da vice-prefeita Mariana Malta, do chefe de gabinete Marcelo Canella e do secretário municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Nelci Praça.

Foto: Jeovani Campos / PMBR

A secretária estadual Rosângela Gomes destacou o empenho do prefeito em buscar recursos e programas para Belford Roxo. “A inauguração do Complexo de Cidadania aqui em Belford Roxo é um marco para a cidade. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, disse.

O Complexo conta com cinco salas climatizadas e vai concentrar quatro núcleos de atendimento:

  • Programa Empoderadas: voltado ao acolhimento e capacitação de mulheres em situação de violência, com suporte social, jurídico e psicológico.
  • Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa (NAVIR): espaço de apoio e promoção da liberdade de crença.
  • Núcleo de Acesso à Documentação Básica e Sub-Registro (NADBS): dedicado à erradicação do sub-registro e acesso à documentação básica.
  • Núcleo do Programa Rio Sem LGBTIfobia: promove atendimento e acompanhamento à população LGBTI+, com ações de acolhimento, orientação e formação.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, o espaço será um importante ponto de apoio para quem mais precisa. “Estamos realizando um sonho. Essa unidade estará a serviço das pessoas. A padaria escola também será um diferencial para quem busca qualificação profissional. O maquinário estava parado há quase dez anos”, afirmou.

Foto: Jean Dias

A padaria escola oferecerá cursos de panificação e confeitaria para pessoas cadastradas no CadÚnico e atendidas em equipamentos da rede de assistência social como CRAS, CREAS e PAIF. O padeiro Wanderson Alcântara, com 13 anos de experiência, será o responsável pelas aulas. “O curso deve durar de 4 a 6 meses e o aluno aprenderá a fazer pães, salgados e pães doces. Desde que entrei nesta profissão, nunca fiquei desempregado”, contou.

Além disso, a Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida vai funcionar no local, oferecendo serviços como:

  • Denúncias de maus-tratos contra idosos
  • Orientações sobre direitos e benefícios
  • Atividades físicas e cursos
  • Atendimento sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Carteira da Pessoa Idosa
  • Consultas e exames preventivos
  • Cartão de Estacionamento para Idoso
  • Vacinação domiciliar para pessoas com dificuldade de locomoção

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.

2 thoughts on “Belford Roxo inaugura Complexo de Cidadania, padaria escola e nova secretaria voltada à população idosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *