A Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Economia Solidária de Belford Roxo passará por mudanças para ampliar o acesso da população ao mercado de trabalho. O secretário da pasta, Márcio Valério, anunciou que a unidade, localizada na Rua Benjamim Pinto Dias, no Centro da cidade, será reestruturada para se tornar a “Casa das Oportunidades”, oferecendo capacitação profissional e facilitando a inserção no mercado de trabalho.
“Quero que todos saiam da Secretaria satisfeitos, sentindo-se úteis e capacitados para ingressar no mercado de trabalho”, afirmou Valério, que anunciou a abertura das inscrições para um curso de informática já na segunda quinzena de fevereiro.
As mudanças já começaram com a renovação da parceria com o Sebrae para fortalecer a Sala do Empreendedor, que presta apoio aos Microempreendedores Individuais (MEI) no processo de abertura e regularização de empresas. Além disso, a Secretaria está atualizando a cooperação com empresas da cidade para ampliar a oferta de empregos.
“De acordo com a demanda, fazemos o processo seletivo e encaminhamos os candidatos às vagas disponíveis”, explicou Valério.
Cursos de informática a partir de fevereiro
A partir do dia 18 de fevereiro, a Secretaria abrirá inscrições para cursos de informática gratuitos, voltados para todas as idades.
“O trabalhador que ainda não sabe sequer ligar um computador terá a oportunidade de aprender. Serão vários módulos, desde o básico até etapas mais avançadas”, detalhou o secretário.
No total, serão mais de 130 cursos presenciais e online, com certificados emitidos ao final de cada módulo. Entre as opções, estão:
- Inteligência Artificial e Mercado de Trabalho
- Word, Excel e PowerPoint
- Criação de sites
- Segurança na internet
- Educação financeira com Excel
- Como conseguir um novo emprego
Incentivo ao Jovem Aprendiz
A inclusão de jovens no mercado de trabalho também será prioridade. Valério reforçou o compromisso de fiscalizar e garantir o cumprimento da Lei do Jovem Aprendiz (Lei 10.097/2000), que determina que empresas de médio e grande porte reservem de 5% a 15% das vagas para aprendizes.
“Em parceria com o Ministério do Trabalho e a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, vamos intensificar essa fiscalização para garantir mais oportunidades para os jovens da cidade”, afirmou.
Os cursos oferecidos pela Secretaria serão um diferencial para preparar os jovens para o mercado de trabalho.
“Os cursos que estamos oferecendo já deixarão todos capacitados e preparados para os desafios. Estamos empenhados em trabalhar muito em favor da população”, concluiu Valério.
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.
Gostaria de arrumar um trabalho para a prefeitura de belford roxo