O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) e a Prefeitura de Duque de Caxias assinaram um protocolo de intenções com o objetivo de promover ações conjuntas que irão contribuir com o planejamento urbano da cidade. O documento foi assinado em reunião na sede da prefeitura, no dia 02 de abril, pelo prefeito Wilson Reis.
Segundo o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, a parceria pode estabelecer convênios específicos que vão atuar na melhoria de diversos campos estruturais de Caxias, mas para além disso, estabelecer medidas de combate a irregularidades.
“A expectativas é que a partir dessa parceria, o CAU/RJ possa atuar diretamente junto as questões de combate ao exercício ilegal da profissão”, afirma Sydnei

Outros processos também podem ser acionados como:
- Combate a obras irregulares junto com os funcionários e os fiscais da prefeitura
- Atuar na área de habitação social com assistência técnica
- Também com a prefeitura, visitar comunidades e acompanhar a evolução desses processos
- Estabelecer uma lei municipal de assistência técnica à habitação de interesse social. Trabalhar e orientar a prefeitura para alocar recursos no orçamento municipal com esta finalidade.
Para Duque de Caxias, uma das cidades da Baixada Fluminense que mais sofre com enchentes, Menezes diz que os benefícios são inúmeros.
“Você tendo uma cidade do seu ponto de vista urbano, ou melhor, urbanístico mais organizada, mais planejada, cuidando também de ações junto às áreas de risco, onde as comunidades acabam morando por falta de opção e ferindo completamente o ordenamento e o zoneamento do município. Isso tudo gerará, evidentemente, uma qualidade de vida para as pessoas muito melhor”, explica.
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.