Foi com muita emoção e com o grito de “Eu não vou embora”, que a 14ª edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) encerrou na sexta-feira (01/12). A cerimônia aconteceu no edifício Lúcio Costa onde também ocorreu a sessão plenária para a votação dos projetos de lei apresentados pelos estudantes que contou com a participação da Banda Juvenil da cidade de Rio Claro.
Ao todo, 95 jovens parlamentares realizaram a votação de nove projetos de lei, que foram escolhidos de um total de 67. Na última sessão plenária, os jovens deputados escolheram quatro projetos. O projeto mais votado foi o da deputada Camilly Victória Beltrami de Oliveira Alves, de Paracambi, que recebeu 85 votos. Ele dispõe sobre a inserção da Lei do estatuto da Pessoa com Deficiência em prática nas escolas.
O segundo mais votado, foi o projeto do parlamentar Gabriel Mariano Gonçalves de Oliveira, de Carmo, que recebeu 84 votos. Ele dispõe sobre a criação do Programa Resgatarte nas escolas do estado.
Empatados no terceiro lugar do número de votação, ficou o projeto de lei da deputada Alexandra Bernardo, de Guapimirim. Ele autoriza o Poder Executivo a estabelecer diretrizes para digitalização da ficha acadêmica e histórico escolar de alunos da Rede Pública estadual e o da deputada Milena Serpa Medina, de Nilópolis, que dispõe sobre a criação do Programa zelando por amor: trabalho voluntário em asilos públicos ou privados por alunos. As duas proposições receberam 71 votos dos parlamentares juvenis.
Todas as proposições foram apresentadas, defendidas e discutidas nas Comissões do Parlamento e vão ser enviadas para apreciação do governador Cláudio Castro.
Com a coordenação do deputado estadual Danniel Librelon (Rep), que acompanhou por quase uma semana, estudantes de 77 municípios que vivenciaram o dia a dia de um deputado estadual na Alerj.
“É com grande satisfação e orgulho que hoje encerramos a Semana do Parlamento Juvenil no Rio de Janeiro. Foram dias intensos de debate, reflexão incisiva e construção coletiva, onde vocês demonstraram um profundo comprometimento com a nossa sociedade e um desejo fervoroso pela mudança. Que cada um de vocês leve consigo as lições aprendidas para iluminar suas comunidades, escolas e lares, propagando assim o poder transformador da juventude. Parabéns a todos”, finalizou.
David Silva, de Campos, eleito presidente da 14ª edição do PJ, teve como vice a estudante Samara de Lucena Tupinambá, do Rio de Janeiro. Muito emocionado ao final da sessão, ele enfatizou que mesmo com a pouca idade, defende que a política está em todas as esferas da vida.
“São momentos como esses que proporcionam aprendizado que eu vou levar para o resto da minha vida”, declarou.
A solenidade de encerramento terminou com os parlamentares vestidos com Beca e recebendo o Diploma de Parlamentar Juvenil.
Semana Parlamentar
Uma das grandes novidades desta 14ª edição foi a forte presença feminina. A bancada de alunas representou mais de 60%; dos 97 parlamentares juvenis, 59 são mulheres.
A solenidade de abertura foi realizada na segunda-feira (27), no Palácio Tiradentes, onde na mesma cerimônia, ocorreu a eleição da Mesa Diretora do Parlamento Juvenil. Cada um dos candidatos discursou na tribuna do Plenário para defender sua ideia e sua candidatura à Mesa, enfatizando que representam a mudança para um futuro melhor do estado.
O segundo e terceiro dia da Semana Parlamentar do Parlamento Juvenil da Alerj foram de agenda cheia. Os jovens deputados estaduais defenderam seus projetos de lei e discutiram as proposições nas Comissões.
Eles elegeram os presidentes de cada colegiado e estabeleceram os relatores responsáveis por emitir pareceres para os 67 projetos desenvolvidos.
Na quinta-feira(30), os parlamentares terminaram o dia das suas atividades no Palácio Guanabara, com um jantar que foi oferecido pelo governador Cláudio Castro.
Participação na CCJ
Os jovens parlamentares juvenis que foram eleitos para a Mesa Diretora desta edição, foram convidados a participarem da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj na quarta-feira (29).
Presidida pelo deputado Rodrigo Amorim, os parlamentares acompanharam a sessão e conseguiram até mesmo votar e dar parecer.
O que diz os deputados
O deputado Rodrigo Amorim (PTB) , presidente da CCJ, elogiou o funcionamento do Parlamento Juvenil.
“Este é um trabalho fundamental do Parlamento Fluminense levando a democracia para aquele jovem que pode vir a ser um deputado no futuro, dando-lhe a oportunidade de participar ativamente do Legislativo. Queria dar os parabéns ao meu colega, Danniel Librelon, que está conduzindo o Parlamento Juvenil com maestria, presente o tempo todo e fazendo com que todos esses jovens participem ativamente de como é a vida legislativa”, enfatizou.
O deputado Fred Pacheco (PMN) também elogiou a participação dos parlamentares juvenis na Alerj.
“Foi uma experiência enorme dividir a CCJ com os jovens parlamentares que são o futuro do estado do Rio de Janeiro e com certeza teremos ali deputados das novas gerações”, destacou.
O deputado Luiz Paulo (PSD), que tem 20 anos de mandato, destacou que admira muito o projeto do Parlamento Juvenil.
“O Parlamento Juvenil assume os princípios fundamentais como a Democracia, República e a compreensão de como funcionam os Três Poderes. Eles aprendem, mas também trazem muita coisa. Uma delas é a capacidade de arejar o Parlamento, e a esperança para o futuro. Verifiquei que recebemos uma turma muito boa e preparada. Ou seja. Tudo o que a nossa democracia precisa”, afirmou.
A deputada Martha Rocha (PDT), também apontou a importância do Parlamento Juvenil na vida dos jovens estudantes.
“É de enorme importância, porque esses jovens exercem a cidadania e democracia. Meu desejo é que a gente consiga perpetuar a permanência das mulheres no parlamento e que daqui a algumas eleições a gente possa aumentar o número da participação da mulher na política”, enfatizou.
A deputada Gisele Monteiro (PL) falou da satisfação de receber nesta quinta-feira (30) no plenário da Alerj, todos os parlamentares juvenis.
“Tive a oportunidade de cumprimentar quase 100 estudantes que estavam aqui se dedicando, trazendo ideias e trabalhando conosco”, elogiou.
O deputado Chico Machado (SDD), destacou que a política precisa da juventude participando ativamente.
“Quero parabenizar os 20 anos do PJ, parabenizar os representantes de cada município aqui e peço que no próximo ano tenhamos os 92. Parabéns ao nosso presidente Bacellar, e também ao deputado Danniel Librelon pela condução dos trabalhos neste projeto”, afirmou.
Depoimentos dos Pais
Miriam Faria, mãe da Parlamentar Juvenil Isadora Ximenes Pecly Faria, do município São João de Ubá, falou que apoiou a participação da filha desde o primeiro momento.
“Essa experiência promoveu um maior amadurecimento da minha filha, pois ampliou sua visão sobre o poder da política para a transformação e melhoria das condições de vida das pessoas. Conhecer outras ideias e outras realidades, com certeza, a tornou mais sensível e crítica sobre os problemas sociais e o verdadeiro papel da política na transformação da sociedade”, destacou.
Ariana de Oliveira, mãe do Parlamentar Juvenil Gabriel Mariano Gonçalves de Oliveira, disse que o projeto PJ amplia a visão política dos jovens, fazendo assim eles se interessarem e conhecerem a política por outro ângulo.
Anuncie no BRAVA!
Entre em contato pelo e-mail comercial@bravabaixada.com.br e peça um orçamento.